Arquidiocese de Teresina inicia a Quaresma nesta quarta-feira (18)
Celebração reuniu fiéis e marcou início do período de reflexão, jejum e oração na IgrejaA Arquidiocese de Teresina iniciou, nesta quarta-feira (18/02), o Tempo Quaresmal, período de 40 dias marcado pela reflexão, oração, jejum e penitência que prepara os fiéis para a celebração da Páscoa. A Santa Missa com a imposição das cinzas é o marco de abertura desse caminho de renovação espiritual. Em Teresina, a celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Juarez Marques, às 7h30, na Catedral, reunindo fiéis e comunidades de toda a arquidiocese.
O arcebispo destacou o significado deste período para a vida cristã. “Nesta quarta-feira de cinzas iniciamos, com a Santa Missa e a imposição das cinzas, o período quaresmal, que está inserido no ciclo pascal. É um tempo que nos convida à conversão, iluminados pela Palavra de Deus, que nos orienta a rasgar o coração e não as vestes, a nos converter e crer no Evangelho. Esse chamado é vivido por meio de atitudes fundamentais como a oração, a esmola e o jejum, sempre na interioridade, sem ostentação, buscando uma verdadeira transformação diante de Deus”, explica.
Segundo ele, a Quaresma também é vivida na catequese como tempo de purificação e iluminação. “Esse período é importante para catecúmenos e catequizandos que se preparam para os sacramentos da iniciação à vida cristã. Além disso, a Campanha da Fraternidade, que há mais de 60 anos convida à conversão, neste ano aborda a fraternidade e a moradia, recordando que a habitação digna é um direito de todos. É um apelo à solidariedade e à comunhão, inspirados no testemunho de Jesus, que veio morar entre nós”, afirma.
A fiel Lidiane Gomes ressaltou a importância da celebração e da vivência espiritual neste período. “A quarta-feira de cinzas é muito importante, porque nos lembra que somos pó e ao pó voltaremos. Esse momento marca o início da Quaresma e reforça a necessidade de participar da missa e receber as cinzas como sinal de fé. Hoje iniciei o dia com o rosário da madrugada e estou aqui na Catedral para celebrar esse começo de um tempo de oração, jejum e preparação para a Páscoa”, relata.