AVEP reúne lideranças femininas no II Encontro de Mulheres do Legislativo
O evento discutiu, através de palestras e implementação de projetos, o papel da mulher na políticaA União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP) promoveu o II Encontro de Mulheres do Legislativo Municipal, na manhã desta sexta-feira (15/03). O evento reuniu lideranças femininas para discutir, através de palestras e implementação de projetos, o papel da mulher na política e fortalecimento de laços e da luta por mais espaço.
Na oportunidade, palestras abordaram a valorização da mulher nos espaços políticos, na criação e participação de projetos que assegurem conquistas aos direitos femininos, entre outras segmentações ligadas à pauta. Segundo Luiza Maria de Carvalho, que foi presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no projeto Parlamento Futuro, o evento possui o poder de incentivar a entrada da mulher no ambiente político.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Eu fiquei muito feliz de ter sido convidada pra participar desse evento hoje. Um evento que enaltece a importância da valorização da mulher na política, da conquista do espaço da mulher e da conquista dos direitos das mulheres. Ele (o evento) pode incentivar outras mulheres a quererem entrar no ambiente político”, descreveu Luiza.
A palestrante Thais Furtado, trouxe o viés da democracia como principal peça para a representatividade. No evento, a profissional ministrou como a mulher pode ganhar seu espaço de forma legal na política, garantindo direitos, visibilidade e campanhas tão abrangentes quanto realizadas por candidatos do sexo masculino.
“A democracia é a palavra chave para a representatividade, então todas as parcelas da sociedade devem se sentir representadas, seja na Câmara de Vereadores, seja no Congresso. Temos um cenário político onde a maioria das votantes é um público feminino, no entanto essa representatividade não está garantida nos cargos políticos”, descreveu.
Segundo a deputada estadual Simone Pereira, anteriormente, dias de eventos como o realizado nessa sexta-feira, eram ocupados por manifestações e protestos. Atualmente, a promoção do II Encontro de Mulheres do Legislativo Municipal, segundo ela, é momento de prestação de contas dos avanços da mulher em meio político.
“Nós avançamos com relação às políticas em favor da mulher. A poucos anos atrás, esses dias do mês de março se resumiam a manifestações, a protestos. Hoje estamos fazendo a prestação de contas do que já avançamos e o que precisamos avançar. Precisamos estar nos espaços de poder, espaços onde as políticas públicas são criadas, onde as leis são formalizadas para que possamos garantir direitos”, abordou.