Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Banco Mundial inicia missão de apoio à implementação do Progestão Piauí

A previsão da execução do programa é de 05 anos, mas a meta é executar 70% dos projetos até 2027
Redação

Começou nesta terça-feira (12), a visita da missão de apoio à implementação do Progestão Piauí, realizada pelo Banco Mundial (BIRD). O objetivo é acompanhar o avanço dos 36 projetos em andamento ou já executados pelo Estado, visando promover a sustentabilidade fiscal e a eficiência do gasto público. O programa prevê investimentos de US$ 55 milhões (R$ 291,35 milhões) nos órgãos: Sefaz, Sead, Seduc, Sesapi, PiauiPrev, Sasc e PGE. A visita prossegue até a próxima sexta-feira (14).

A previsão da execução do programa é de cinco anos, mas a meta é executar 70% dos projetos até 2027, visando priorizar o compromisso do estado do Piauí com a otimização dos gastos públicos e a melhoria da eficiência fiscal.

Durante os encontros, os representantes do Banco acompanharam o progresso dos subcomponentes do programa, alinhando prioridades e revisando o Plano Operativo Anual (POA), que reúne todas as atividades planejadas e o cronograma detalhado de execução.

“Para o Governo do Estado, o compromisso com a otimização dos gastos públicos representa um passo essencial na construção de políticas mais eficientes, oferecendo melhores serviços à sociedade e impulsionando o desenvolvimento sustentável. O Progestão Piauí, estruturado em parceria com o Banco Mundial, confirma a disposição do Estado em adotar padrões modernos de gestão e consolidar práticas inovadoras que ampliem a eficácia da administração pública”, destacou o secretário da Sead, Samuel Nascimento.

Participaram da abertura da missão, o superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovam Cruz, que também coordena a Unidade de Gestão de Projetos (UGP), o diretor Moreira Neto, os secretários de Estado da Administração, Samuel Nascimento, e da Sasc, João de Deus Sousa, além do secretário adjunto da Seduc, Rodrigo Torres.

Pelo BIRD, participaram a co-gerente do projeto, Sadia Afolabi, e a especialista sênior em Gerenciamento Financeiro, Viviane Lantyer. A reunião contou ainda com a participação virtual da gerente do projeto, Rovane Schwengber.

Progestão Piauí

O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a formalizar, com o Banco Mundial, um acordo de empréstimo direcionado à implementação do Progestão. O objetivo central é promover maior eficiência fiscal e fortalecer os mecanismos de controle e planejamento, assegurando que o gasto público seja aplicado de maneira estratégica, responsável e sustentável.