Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Bom Jesus supera média nacional e tem um doutor para cada 200 habitantes

Atualmente, cerca de 150 pessoas que têm título de doutorado trabalham na cidade
Redação

A cidade de 29 mil habitantes localizada no Cerrado piauiense é uma potência na produção de grãos. Mas não é só o agronegócio que dá fama ao município. Bom Jesus é conhecida também como a “cidade dos doutores”. 

Foto: ReproduçãoBom Jesus supera média nacional e tem um doutor para cada 200 habitantes
Bom Jesus supera média nacional e tem um doutor para cada 200 habitantes

Atualmente, cerca de 150 pessoas que têm título de doutorado trabalham em Bom Jesus, o que significa um doutor para cada grupo de 200 habitantes. Essa concentração de profissionais capacitados é proporcionalmente mais alta que a média de todo o Brasil - que seria de um doutor para cada grupo de 900 pessoas. Isso significa que o município piauiense tem desempenho quatro vezes maior que o nacional.

Os primeiros graduados com título de doutorado começaram a chegar há quase duas décadas. A maioria seguiu para dar aula, tanto na Universidade Federal do Piauí como na Universidade Estadual do Piauí.

Agora, a universidade se prepara para colocar no mercado os primeiros doutores formados lá: 35 alunos estão concluindo um dos dois cursos de doutorado oferecidos, ambos voltados para o agronegócio. 

A cidade conta, também, com escritórios de multinacionais, que têm atraído doutores para pesquisas de campo. Pelo menos 30 pessoas com título de doutorado estão trabalhando em fazendas da região e que, em 2023, estão colhendo uma safra recorde de quase 7 milhões de toneladas de grãos.

Aniversário de 18 anos 

Em novembro deste ano, o Campus da Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus, Professora Cinobelina Elvas, comemora 18 anos de fundação com números e ações que merecem celebração. Na última década, já formou cerca de 1.600 profissionais em seis cursos de graduação.  O Campus oferta dois programas de pós-graduação com doutorados, os únicos do interior do Estado, e mestrados que, assim como as graduações, consideram a vocação da região sul do Piauí. São 600 vagas por ano somente para a graduação e atuam no Campus 106 docentes e 40 técnico-administrativos.

Comente