Bombeiros agem com agilidade durante forte chuva em Teresina devido preparo prévio
Chuvas mobilizaram equipes que prontamente atenderam as ocorrências em Teresina e nas proximidadesCom uma equipe bem preparada e planejamento estratégico definido pelo Comando Geral, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) atendeu com êxito todas as chamadas da Central 193 entre a tarde e a madrugada desta sexta-feira (03/01). As fortes chuvas que atingiram Teresina e região mobilizaram as equipes para garantir agilidade no atendimento às ocorrências.
![Bombeiros agem com agilidade durante forte chuva em Teresina devido preparo prévio](/media/image_bank/2025/1/thumbs/bombeiros-agem-com-agilidade-durante-forte-chuva-em-teresina.jpeg.1200x0_q95_crop.webp)
As equipes do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM), em Teresina, registraram um total de 12 ocorrências, das quais nove foram concluídas e três permaneceram em andamento durante a madrugada de sexta para sábado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
De acordo com o supervisor do dia, Capitão Arnaldo, a maioria das ocorrências foi ocasionada pela forte chuva que caiu sobre a capital.
“Logo no retorno do recesso, nossos líderes, o Comandante-Geral José Rêgo e o Subcomandante José Veloso, já haviam nos repassado orientações sobre uma possível tempestade. Foi planejada a mobilização total de nossa estrutura e efetivo, garantindo respostas rápidas às demandas da população. Este planejamento foi essencial para que as ocorrências mais críticas fossem neutralizadas rapidamente”, destacou o capitão.
Apesar de breve, a chuva causou danos significativos, exigindo esforço conjunto das equipes. Os maiores riscos para a população ocorreram na Grande Teresina. No bairro Real Copagre, uma árvore caiu sobre dois veículos, enquanto na PI-112, que interliga Teresina a José de Freitas, uma árvore de grande porte obstruiu parcialmente a rodovia até sua remoção, já no turno da noite, o que dificultou os trabalhos das equipes.
Além dessas, as chamadas pelo 193 continuaram até a madrugada deste sábado (04), envolvendo pedidos variados, como remoção de árvores que caíram sobre fiações elétricas e resgates de animais.
“O planejamento prévio e a mobilização rápida das equipes garantiram que não houvesse registros de feridos ou vítimas durante as ocorrências, apenas danos materiais”, acrescentou o Capitão Arnaldo.
O CBMEPI reforça que as equipes permanecem de prontidão 24 horas, e que chamadas de emergência devem ser realizadas pelos números 193 ou 190 (Central do Copom). A corporação segue comprometida em atender a população com eficiência e segurança.