Bombeiros e populares mantêm buscas por adolescente que desapareceu em barragem
O jovem é atleta de canoagem e estava treinando no local com mais três pessoas quando desapareceuO Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e populares mantêm as buscas pelo adolescente, identificado como Lívio Santos, de 15 anos, que desapareceu nessa sexta-feira (16/02), nas águas da Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas. O jovem é atleta de canoagem e estava treinando no local com o professor e outros alunos.

Durante os treinos o grupo foi alcançado por chuva com ventania e as canoas viraram, dificultado o retorno às margens da barragem. Apurado pelo Conecta Piauí, outros dois adolescentes e o treinador dos atletas foram resgatados por um homem identificado como Raimundo Filho, que estava em uma moto aquática. Conforme o homem, o local possui uma profundidade de cerca de seis metros.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Em entrevista ao Conecta Piauí, o professor de canoagem Til Neves informou que na tarde de quinta-feira (15/02), os alunos fizeram o aquecimento e por volta das 16h30 entraram na água, onde foi realizado o percurso. O professor que estava com os garotos durante o acidente, Diego Viana, avistou a tempestade e buscou chegar às margens mas foram atingidos pela primeira rajada de vento.
"Cerca de 400 metros, antes de chegarem na margem, a primeira rajada de vento foi muito forte e eles não conseguiram se manter na canoa e os cinco atletas que estavam com o professor tiveram suas canoas viradas, algumas afundaram e outras eles tentaram resgatar. O professor chegou à margem com os alunos, ficando apenas o Lívio", explicou.

Familiares do adolescente acompanharam as buscas durante a noite de ontem e toda manhã desta sexta-feira. Emocionada, a mãe de Lívio, Rosângela Sales comentou sobre o desaparecimento do filho. “Meu coração diz que o Livio está perdido no mato! Ele tá cansado! Ele tá no mato!“, disse.
Além da família, amigos e outros moradores, comovidos pelo ocorrido, se reuniram às margens da Barragem do Bezerro rezando para encontrarem o adolescente. Dando as mãos, os presentes no local esperam os resultados das buscas da equipe de resgate.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informou que as equipes seguem as buscas por meio dos mergulhadores e bombeiros militares. Os profissionais também contam com auxílio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Confira a nota na íntegra:
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que segue nas buscas pelo adolescente desaparecido na região da barragem do bezerro, em José de Freitas. Equipes com bombeiros militares e mergulhadores chegaram no local por volta das 23h da última quinta-feira (15). Seguindo os protocolos de segurança e o plano operacional padrão, a busca nas águas foi iniciada por volta das 5h30 desta sexta-feira (16). As guarnições permanecem no local. Equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) também estão prestando apoio operacional nesta ocorrência.

Segundo o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Emídio Oliveira, os mergulhadores estão realizando a triangulação na área possivel do desaparecimento. Ainda conforme ele, as buscas também são realizadas por terra, com a ajuda dos populares da região.
"Nós estamos fazendo agora a parte de mergulho tentando encontrar o possível afogado lá embaixo, já que existe a possibilidade dele ter saído nas margens. Nossos mergulhadores estão realizando a triangulação na área possível que ele possa estar. Nós vamos colocar cabos submersos para poder fazer essa busca para que não fique nenhuma área sem procurar", frisou o comandante.

Ainda segundo o coronel Emídio Oliveira, foi verificado uma espécie de "porão" que chega a aproximadamente oito metros de profundidade na barragem. Conforme o comandante, caso seja comprovado o afogamento do adolescente, o corpo deve bioar nas águas amanhã - sábado (17/02).
Destaque na canoagem
Lívio faz parte da escolinha Iporanga de canoagem, sendo destaque nacional no esporte. O adolescente ocupa a 7ª colocação no ranking brasileiro.
Conforme um dos alunos de canoagem que estava com Lívio, o adolescente estava sem colete quando desapareceu.
