Central do Artesanato lança selo para valorizar peças piauienses
Certificação garante autenticidade aos turistas e fortalece economia criativa no PiauíA Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) lançou um novo selo de certificação voltado para lojistas da Central de Artesanato de Teresina. A iniciativa busca valorizar a produção local, garantir autenticidade aos turistas e fortalecer a economia criativa do estado.

Segundo o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, o selo será concedido a lojas que seguem critérios como comercializar, em pelo menos 80% do espaço, peças feitas por artesãos piauienses, além de manter o horário de funcionamento regular e oferecer bom atendimento e embalagens adequadas.

“O selo é um programa desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, que visa beneficiar o lojista da Central de Artesanato, que leva a sério o que há de melhor do artesanato piauiense. (...) O intuito também é trazer melhor experiência para o turista, que vai encontrar as lojas abertas, com bom atendimento e embalagens de qualidade. As lojas que conquistarem o selo só têm a ganhar”, destacou Ícaro.
Além de dar mais visibilidade aos lojistas, o programa prevê ações de divulgação em meios de comunicação do governo e em pontos turísticos e hotéis da capital, funcionando como uma espécie de guia para turistas que visitarem a Central.
A artesã Ana Paula, que expõe e vende seus trabalhos no espaço, comemorou a novidade. Para ela, o selo reforça a confiança do consumidor e valoriza o trabalho de quem produz de forma artesanal no estado.

“É muito importante esse selo porque garante ao turista que está adquirindo uma peça autêntica, feita por piauienses. (...) É a valorização do nosso artesanato, que no meu caso é feito 100% por mulheres bordadeiras de Dom Inocêncio. O turista terá essa certeza ao ver o selo na loja”, disse.
A iniciativa também chamou atenção dos visitantes. O estudante mineiro Gabriel Cunha, que está em Teresina a trabalho, destacou o impacto positivo da certificação.
“Acho uma iniciativa muito interessante. Quando a gente vai para um local turístico, quer conhecer a cultura e comprar algo que represente o lugar. Esse selo dá essa garantia de que o produto foi realmente feito por alguém dali, carregando os costumes e a identidade local, e não algo industrializado que perde essa característica”, afirmou.
O selo começa a ser implementado ainda este ano e deve contemplar, inicialmente, as lojas que já atendem aos critérios definidos pela Sudarpi.