Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Céu de Janeiro: Primeira superlua do ano acontece neste sábado (03)

Momento ideal para observação a olho nu é no início da noite, com céu limpo
Redação

A primeira superlua de 2026, conhecida como “Wolf Moon”, ocorre neste sábado, 3 de janeiro, e promete ser um espetáculo no céu noturno. Esse fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamado de perigeu, fazendo com que o satélite natural pareça um pouco maior e mais brilhante do que o normal. 

Segundo especialistas em astronomia, o melhor momento para observar a superlua é logo após o pôr do sol, quando ela nasce no horizonte leste e pode parecer ainda maior devido à chamada “ilusão lunar”, um efeito visual típico nesse momento do dia. 

Essa superlua também marca o início de uma série de eventos celestes ao longo de 2026, que incluirá outras superluas e diversos fenômenos astronômicos.O fenômeno será visível a olho nu em muitas partes do mundo, inclusive nas Américas, Europa, África e partes da Ásia, desde que o céu esteja limpo. Não é necessário equipamento especial para apreciar o espetáculo, mas um local com horizonte livre e pouca poluição luminosa pode deixar a experiência ainda mais impressionante.

 A 1º superlua  do ano também marca o início de uma série de eventos celestes ao longo de 2026, que incluirá outras superluas e diversos fenômenos astronômicos, próprios para os amantes da observação celeste!