Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Cinco municípios do Piauí entram em situação de emergência por causa da seca

Além do Piauí, o decreto contempla cidades de outros estados brasileiros
Redação

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu oficialmente, nesta segunda-feira (10), a situação de emergência em cinco municípios do Piauí em decorrência da seca prolongada. As cidades de Bocaina, Jerumenha, Santa Cruz dos Milagres, Juazeiro do Piauí e Riacho Frio foram incluídas em portaria da Defesa Civil Nacional publicada no Diário Oficial da União.

Com o reconhecimento federal, os municípios passam a ter direito a solicitar apoio da União para ações emergenciais, como distribuição de água, perfuração de poços e recuperação de áreas atingidas. Também ficam aptos a receber recursos para assistência humanitária e para o restabelecimento de serviços básicos comprometidos pela estiagem.

Foto: ReproduçãoGoverno decreta situação de emergência devido seca em 82 municípios no Piauí
Governo decreta situação de emergência devido seca em 82 municípios no Piauí

De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), a seca que atinge essas localidades teve início ainda em setembro e já provoca prejuízos expressivos à agricultura, à pecuária e ao abastecimento das comunidades rurais. O fenômeno foi classificado com o código “1.4.1.2.0 – seca”, indicando um quadro de estiagem severa e contínua, com níveis críticos de água em rios e reservatórios.

Além do Piauí, o decreto contempla cidades de outros estados brasileiros — entre eles Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Paraná que também enfrentam situações de seca, vendavais e enxurradas. No caso piauiense, a Defesa Civil Estadual deverá elaborar planos de trabalho para acessar os recursos federais e executar as medidas emergenciais de enfrentamento à crise hídrica.