Com tarifa zero, passageiros usam metrô com maior frequência em Teresina
A gratuidade dos serviços foi anunciada no dia 07 de fevereiroHá quase dois meses, o metrô de Teresina passou a funcionar com tarifa zero e atrair mais passageiros em busca de um transporte público eficiente. Em uma reportagem especial, o Conecta Piauí, rodou pelas principais estações de Teresina para ouvir o que a população acha da gratuidade do serviço.

A notícia da tarifa zero foi confirmada pelo presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, no dia 7 de fevereiro deste ano. A gratuidade no transporte havia sido aprovada em 2024 pela Lei Orçamentária.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Atualmente, o sistema de transporte funciona das 7h às 19h, percorrendo a região do Grande Dirceu (Estação Dirceu II), na zona Sudeste da capital, até o Centro (Estação Alberto Silva). Com um total de 10 estações distribuídas ao longo de 13,5 km, o serviço atende, em média, cerca de 5 mil usuários por dia.
A gratuidade do transporte ligada a sua eficiência dá aos passageiros uma sensação de felicidade e alívio. David Jhonanttan, um jovem aprendiz, conta que facilitou muito no seu trabalho. “Eu tô achando muito bom, e agora que tá sendo grátis, melhora muito, ajuda bastante o povo. Eu uso ele pra trabalhar, porque meio que o trajeto é quase todo no metrô, me ajuda muito”, disse.

Para quem trabalha com maquinários há 35 anos e hoje conduz o metrô da cidade, presenciar a queda da tarifa foi algo grandioso, ressaltou Raimundo Alves, condutor do metrô. “Eu tenho que agradecer, porque tudo que você lucra com o bolso é bom, e o metrô já é tradição. E com a facilidade dessa de graça, acho que é melhor ainda. Ninguém nunca imaginou o que iria acontecer”, destacou.

Tudo isso agrada até quem não mora no estado. Visitar a capital do Piauí e encontrar um transporte público bom e gratuito é um presente mais que especial. Francisco da Silva e Maria Odete, turistas vindos da grande São Paulo, amaram o metrô.
“Muito, muito gratificante aqui, Teresina, eu gostei muito, muitas coisas boas, entendeu? E nós fomos na catedral também, muito legal”, disse Francisco. “Quando a gente voltar tem que continuar assim, porque é muito bom mesmo”, reforçou Onete.

Expansão das linhas férreas
Atualmente, o metrô só trafega por duas zonas da cidade, Centro e zona Sudeste, o que para alguns ainda é ruim porque quem está em outras zonas distantes não têm acesso. Foi o que Lindomar Sales, artista, destacou. “Além da tarifa zero, seria interessante também que cada governante que entrasse no governo ampliasse mais a linha. Se fizesse uma linha que chegasse até o bairro Saci, por exemplo, disse.

No dia 6 de janeiro deste ano, o governador, Rafael Fonteles, e o presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, assinaram um contrato de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do financiamento do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), por meio do Ministério das Cidades.
O contrato de operação permitirá a aquisição de composições ferroviárias tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Teresina. Serão assinados dois contratos: um para compra de composições ferroviárias, no valor de R$ 97.145.413,21; e outro termo de compromisso no valor de R$ 237.924.958,98, que vai ser investido na modernização do metrô.


