Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Com visita do Banco Mundial, Piauí recebe a missão de regularizar dívidas públicas

A medida visa assegurar mais recursos para investimentos e o fortalecimento das políticas públicas
Redação

O Governo do Estado, através da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz/PI), receberá a visita de representantes da missão do Banco Mundial (BIRD), na sede da Sefaz, no Centro Administrativo. A missão é discutir a reestruturação da dívida pública do estado, buscando reduzir custos e ampliar o prazo de pagamento. 

Foto: Governo do PiauíPiauí recebe a missão de regularizar dívidas públicas
Piauí recebe a missão de regularizar dívidas públicas

A medida visa assegurar mais recursos para investimentos e o fortalecimento das políticas públicas, com o intuito de beneficiar a população piauiense. A visita deve acontecer de segunda-feira (11) a quarta-feira (13) de novembro. 

"Vamos solicitar a reestruturação da dívida pública, substituindo empréstimos nacionais de maior custo por um novo empréstimo com o Banco Mundial, que ofereça condições financeiras mais vantajosas para o Piauí. O objetivo é reduzir os encargos financeiros, priorizando a sustentabilidade fiscal e impulsionando o desenvolvimento econômico do Estado", afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

Na percepção do secretário das finanças estaduais, a reestruturação da dívida pública pode gerar uma economia superior a R$ 536 milhões. Esse valor é calculado com base no Valor Presente Líquido (VPL), uma ferramenta utilizada para avaliar a viabilidade de projetos de investimento. 

O VPL permite calcular o valor atual de fluxos de caixa futuros, descontados pela taxa de retorno mínima exigida, também conhecida como taxa de desconto.

Comente