Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Concursados aprovados protestam contra suspensão de posse em Teresina

Concursados afirmam que serviços públicos estão sobrecarregados sem novos nomeados

A Prefeitura Municipal de Teresina suspendeu a posse dos aprovados e classificados em concursos públicos na capital. Segundo o prefeito Silvio Mendes, a intenção da suspensão era tentar conter a crise no município, economizando, por mês, cerca de R$ 20 milhões. Insatisfeitos, os aprovados nos concursos realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (20/05) em frente à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíConcursados aprovados protestam contra suspensão de posse em Teresina
Concursados aprovados protestam contra suspensão de posse em Teresina

O Conecta Piauí esteve presente na reivindicação e conversou com os manifestantes. Arkadt da Silva Santos é um dos aprovados e relata que o grupo se baseia na Constituição Federal para buscar por seus direitos. "Nós reivindicamos o artigo 37 da Constituição, que é o chamamento daqueles que passaram nas provas de títulos. O artigo diz que a administração pública se baseia nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O concursado representa a impessoalidade, pois, diferentes de muitos que são contratados ou indicados, ele é impessoal, pois está lá para servir a sociedade, a população", cobra.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíArkadt dos Santos Silva
Arkadt dos Santos Silva

Com a decisão do prefeito Silvio Mendes, várias áreas são afetadas com a escassez de profissionais atuantes, sobrecarregando os servidores públicos já efetivados. Raimundo Moura, presidente dos Tecnólogos do Estado do Piauí alerta para os impactos no setor da saúde. "Essa situação está caótica e já vem se arrastando ao longo de muito tempo. Hoje os profissionais de radiologia estão sobrecarregados. Nesse concurso a gente solicitou, no mínimo, 40 profissionais técnicos em radiologia para desafogar e otimizar esse serviço que é ofertado pela PMT. Até o momento só foram chamaos 21 profissionais, e compareceram apenas 16, e isso nos preocupa muito", relata.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíRaimundo Moura
Raimundo Moura

 

Comente