Consórcio Nordeste anuncia novos investimentos em Assembleia Geral em Teresina
Governadores debatem industrialização e crédito; Alagoas assume presidência do grupoTeresina sediou, nesta segunda-feira (01/12), a última Assembleia Geral do Consórcio Nordeste de 2025. O encontro reuniu os nove governadores da região para discutir avanços socioeconômicos, balanço das ações realizadas e novos investimentos estratégicos.
O atual presidente do consórcio, Rafael Fonteles, destacou a importância da reunião para consolidar resultados e planejar o futuro. “Nessa nossa última Assembleia Geral do Consórcio Nordeste desse ano, em que a gente vai fazer, obviamente, um balanço do que foi feito, receber também um resumo das câmaras temáticas, são 18 câmaras temáticas que discutem exatamente essa cooperação interfederativa nas várias áreas da administração pública e, claro, grandes anúncios, sobretudo, de investimentos para os estados nordestinos a partir de uma articulação do consórcio”, afirmou.
Um dos principais pontos debatidos foi a distorção nas linhas de crédito, considerada um entrave ao desenvolvimento da região. O presidente do Banco do Nordeste, Wagner Rocha, ressaltou o papel da instituição no apoio financeiro. “Estar nesse momento aqui com o Consórcio Nordeste é prova da nossa identidade, junto com todos os governadores e com todos os estados participando da forma efetiva do desenvolvimento dessas regiões. Só nos últimos dois anos, e até outubro desse ano, nós já colocamos na economia mais de 170 bilhões de reais, alcançando todas as atividades produtivas e sociais, do microempreendedor ao grande empreendedor. A gente vai do pequeno ao megaempresário, desde que contribua para o desenvolvimento e tenha identidade com a nossa missão, que é desenvolver essa região”, afirmou.
Durante a tarde, o destaque foi o programa Chamada Nordeste, considerado o maior investimento em industrialização da região. Em parceria com instituições financeiras, o projeto prevê cerca de R$ 127 bilhões em aportes, beneficiando direta e indiretamente cerca de 57 milhões de pessoas.
A Assembleia também marcou a escolha do novo presidente do Consórcio Nordeste, que será liderado pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas. “São pautas que integram o Nordeste, que unem cada vez mais os nove estados da região. Vamos sempre estar levando adiante temas como a descarbonização, a energia limpa, ciência, tecnologia e inovação, inteligência artificial. Vamos fortalecer ainda mais a câmara temática do turismo, da agricultura familiar, do agronegócio, da infraestrutura, da logística inteligente, da interiorização e do gás natural”, afirmou.
As câmaras temáticas foram fundamentais para identificar áreas prioritárias de investimento, como bioeconomia, data centers e energias renováveis. O governador Rafael Fonteles reforçou o impacto esperado. “Esses projetos são industriais: data centers, energias renováveis, indústria automotiva, bioeconomia, descarbonização da economia. Tudo isso vai gerar riqueza a partir da agregação de valor. É emprego na veia, aumento da renda na veia, e a gente só vai poder quantificar a quantidade de empregos gerados quando tivermos o detalhamento desses projetos”, afirmou.
A Assembleia encerrou com a reafirmação de compromissos e a definição de novas metas para fortalecer o desenvolvimento integrado do Nordeste.