Consórcio Nordeste avança no Plano de Alimento Saudável em reunião na Bahia
O evento teve como foco a definição de metas para o Programa de Alimento Saudável do NordesteO Consórcio Nordeste promoveu a 30ª Reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar, realizada no Hotel Bahia Mar, em Salvador, com a participação de representantes dos nove estados da região. O evento teve como foco a definição de metas para o Programa de Alimento Saudável do Nordeste (PAS Nordeste) e a escolha da próxima capital que sediará a Feira de Agricultura Familiar em 2025.
O PAS Nordeste é uma iniciativa ambiciosa que pretende beneficiar 250 mil famílias com incentivo à produção de alimentos orgânicos, agroecológicos e em transição.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Destaques do Encontro
O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, destacou a centralidade do PAS Nordeste como ferramenta transformadora. “Esse programa chegará a mais de 60 territórios a partir do próximo ano e será o ponto forte da agricultura familiar no Nordeste”, afirmou.
Bira do Pindaré, secretário de Agricultura Familiar do Maranhão, ressaltou a integração proporcionada pelo PAS: “É uma iniciativa que reúne políticas públicas voltadas para a agricultura familiar em cada estado, promovendo fortalecimento e desenvolvimento.”
Camile Sahb Mesquita, representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pontuou o papel do órgão na pactuação de metas. “Estamos aqui para discutir o programa de fomento rural e alinhar as perspectivas para cada estado do Nordeste.”
A Secretária de Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destacou os avanços alcançados na reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar, realizada em Salvador, Bahia.
“A gente sai daqui com uma bagagem muito grande, de grandes possibilidades para a agricultura familiar do Nordeste. A Câmara Temática e o Fórum Eugênio Peixoto saem muito mais fortalecidos, porque percebemos uma estrutura de planejamento que pensa na região Nordeste como um todo, como celeiro de produção de alimentos saudáveis”, ressaltou Rejane Tavares.
O secretário Nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, destacou a relevância do Consórcio Nordeste e dos fóruns de secretários de agricultura familiar como ferramentas de articulação regional. Ele ressaltou os avanços no financiamento do setor, especialmente por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
“Nós tivemos um crescimento nos recursos disponíveis para a região Nordeste como um todo, em especial via PRONAF. Esse programa, que atende os produtores na sua organização produtiva, está se ampliando com destaque na região Nordeste. O PRONAF é um instrumento importante porque estimula a produção. Ao mesmo tempo, estamos ampliando os recursos para assistência técnica, para que ela chegue a todas as propriedades. Quero destacar também a importância da agroecologia, que precisa produzir alimentos saudáveis. Podemos subsidiar os recursos do crédito, mas é fundamental que isso seja direcionado para a produção de alimentos que geram qualidade de vida para os consumidores e ampliam a oferta de produtos. Esse modelo produtivo pode combater a inflação e estruturar um sistema cada vez mais includente e sustentável”, afirmou Ziger.