Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

CREA-PI apresenta laudo técnico sobre situação da Ponte Metálica e firma decisão

Os dados descartavam novamente riscos de colapsos, porém expõem necessidade de manutenção

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) apresentou, na manhã desta terça-feira (18/02), um novo laudo técnico sobre a situação da Ponte João Luís Ferreira, a Ponte Metálica, que liga Teresina a Timon e revelou a estabilidade da ponte. Na vistoria, os profissionais destacaram a necessidade de manutenções periódicas.

Foto: Conecta PiauíEstrutura da Ponte Metálica
Estrutura da Ponte Metálica

Anteriormente, os primeiros dados descartavam riscos de colapsos e preocupações estruturais, abordagens que foram asseguradas na nova vistoria. Segundo o presidente do CREA-PI, Hércules Medeiros, o atual relatório continua descartando possíveis instabilidades, porém expõe a demanda no reforço estrutural.

“Aqui nesse momento, o relatório indica a necessidade de manutenção e de reforço estrutural, principalmente. Mas isso é uma coisa que pode demandar algum tempo, mas a questão do monitoramento, isso sim é uma reivindicação imediata. Seguir o monitoramento feito pela empresa e apresentar esses dados até para a sociedade ficar mais tranquila”, apontou.

Foto: Conecta PiauíCREA-PI apresenta laudo técnico sobre situação da Ponte Metálica
CREA-PI apresenta laudo técnico sobre situação da Ponte Metálica

Com a finalização do relatório, novos dados foram identificados, os quais não estavam disponíveis inicialmente. Diante disso, a principal recomendação do laudo é a instalação de equipamentos de instrumentação para acompanhar a estrutura e garantir a segurança.

“Permanecemos com a questão de que não existe esse risco iminente, porém a situação é preocupante. Com a finalização do relatório, podemos verificar fatos novos, como a questão das estacas, a profundidade que foi estudada inicialmente, não se tinha esse dado. Tudo isso vai estar constando no laudo, tanto é que colocamos como principal recomendação o monitoramento através de instrumentação, colocar equipamentos que façam a verificação”, concluiu.

Foto: Conecta PiauíEstrutura da Ponte Metálica
Estrutura da Ponte Metálica

Comente