Descaso na saúde: Moradores de Coivaras denunciam precariedade em UBS do município
Enquanto recebia soro, paciente precisou ligar para a própria unidade para receber auxílio médicoMoradores da cidade de Coivaras, no Piauí, denunciaram ao Conecta Piauí a atual situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Juraci Freire. Segundo a denúncia, a principal problemática da unidade é a falta de médicos para atendimento imediato, além da ausência de recepcionistas. A UBS é administrada pela Prefeitura Municipal de Coivaras, sob a gestão do prefeito João Mourão.

A denunciante, que não quis se identificar, informou à reportagem que uma parente precisou de atendimento na UBS e, após receber soro na veia e o líquido acabar, a paciente necessitou ligar para a unidade informando que precisava de auxílio.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"A mamãe foi tomar um soro, não tinha ninguém nem para tirar o soro dela, depois que apareceu, depois que o sangue estava voltando. Ela ligando para o hospital para alguém lá socorrer ela e ninguém aparecia", relata.
Após o descaso, a paciente chegou a gravar um vídeo e, segundo a denunciante, após a gravação, foram chegando funcionários para atendimento. Ainda segundo relatos, a ambulância do município carrega os pacientes em uma velocidade não compatível com o tipo de atendimento.
"Já teve outros casos, incluindo a ambulância, levando paciente, em alta velocidade, que derrubou o paciente e o acompanhante. A ambulância também não leva na casa, só deixa em certo lugar. O paciente que se vira para ir embora. Está uma calamidade aqui em Coivaras", finaliza.
A população pede providências da atual gestão municipal para resolver a falta de atendimento na UBS Juraci Freire e o deslocamento da ambulância para atendimentos médicos.
O espaço segue aberto para posicionamento da Prefeitura Municipal de Coivaras sobre o assunto.