Dia de Finados reúne fiéis em homenagens e recordações nos cemitérios
Celebração neste domingo (2) mantém viva uma tradição com séculos de história e fé cristãNeste domingo (2), Dia de Finados reúne milhares de pessoas pelo país para homenagear entes queridos falecidos, refletir sobre a memória e exercer práticas de fé, como visitas a cemitérios, missas e momentos de silêncio.
A data tem raízes que remontam ao cristianismo e a práticas anteriores a ele. Segundo registros da Igreja Católica, o monge Odilo de Cluny, no ano de 998, instituiu a celebração da “Comemoração de todos os fiéis defuntos” no dia 2 de novembro no mosteiro de Abadia de Cluny, na França. A prática foi incorporada ao calendário litúrgico da Igreja Católica nos séculos seguintes.
No Brasil, o Dia de Finados foi transformado em feriado nacional por meio da Lei 10.607/2002, sancionada em 19 de dezembro de 2002, que deu nova redação à Lei 662/1949 para incluir o dia 2 de novembro como feriado nacional fixo.
Assim, o dia serve tanto como espaço de luto e saudade, quanto como momento para recordar vidas, reforçar laços familiares e refletir sobre a finitude e o sentido da memória.
Confira a reportagem em vídeo sobre o Dia de Finados: