Do Piauí para os palcos: jovem de Teresina se destaca em projeto de dança no RJ
Ele já acumula conquistas como o primeiro lugar no Festival de Dança de Joinville, o maior do paísA história de Vinícios Oliveira, de 18 anos, é um exemplo de determinação e paixão pela dança. Nascido na periferia de Teresina, ele descobriu o ballet aos 9 anos através de um projeto social local. Desde então, enfrentou barreiras financeiras e emocionais em busca de seu sonho.

Vinícios chegou a ser aprovado na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, mas não pôde aceitar por falta de recursos. A virada em sua trajetória aconteceu quando ele conheceu o Projeto Social Dançar a Vida, no Rio de Janeiro. Determinado, organizou uma vaquinha online para participar de um curso de férias na escola Petite Danse, parceira do projeto. Após ser aprovado em uma audição, ele se mudou para o Rio com o apoio de Karina, mãe de outro aluno, que o acolheu em sua casa.
Hoje, Vinícios faz parte da companhia do projeto, onde participa de espetáculos que levam dança para crianças e adolescentes sem acesso à cultura. Ele já acumula conquistas como o primeiro lugar no Festival de Dança de Joinville, o maior do país, em 2023.
“Se não fosse pela ajuda que recebi, eu não estaria aqui. A dança mudou minha vida e quero inspirar outros jovens a acreditarem que também é possível”, afirma Vinícius.

O Projeto Social Dançar a Vida atende mais de 200 jovens de todo o Brasil, oferecendo formação integral em dança, com suporte médico e nutricional. Já formou mais de 800 bailarinos, muitos dos quais hoje atuam profissionalmente em importantes companhias de ballet no Brasil e no exterior, como o Royal Ballet de Londres (Reino Unido), San Francisco Ballet (EUA), Ópera de Bordeaux (França), Salzburg Ballet (Áustria), Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Grupo Corpo (Brasil).
Com informações de Clara Ramalho e Daniela Alcântara








