Elepi promove curso de capacitação do Minha Casa, Minha Vida, em Teresina
Curso tem como público alvo lideranças de comunidades rurais de diversos municípios do PiauíA Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi) realizou na manhã desta quinta-feira (31/10) na Faculdade Cesvale, em Teresina, o curso de capacitação para o programa Minha Casa, Minha Vida. Mais de 200 representantes rurais e também de sindicatos e ONGs participaram da formação, que tem como objetivo facilitar o acesso ao programa habitacional.

A diretora da Elepi, Gildete Milu, conversou com o Conecta Piauí e explicou que o curso, além de trazer conhecimento técnico ao público alvo, também tem o papel de conscientizar o indivíduo sobre os direitos e deveres sobre suas casas próprias, conseguidas através do programa social.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"Essa capacitação está na segunda edição. Estamos trabalhando com as lideranças das comunidades de vários tipos: sociais, religiosas, de base e afins. O objetivo é trazer esse pessoal para conscientizar a importância de a pessoa receber um bem, que é a casa própria, e fazer com que esse bem seja cuidado. Temos percebido muito abandono de casas, então essa capacitação, além de preparar, com conhecimento técnico, também foca na importância de dar valor a um direito adquirido", elucida.

O deputado estadual Francisco Limma fala do papel da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para o curso de capacitação. "É parte do processo de aproximação da Assembleia com a sociedade, sobretudo das entidades sociais. O presidente Franzé nos deu essa missão à frente da Elepi, de poder qualificar os servidores e parceiros, como as câmaras municipais, mas também abrir uma relação com as entidades da sociedade civil, e aqui fizemos uma parceira com a Caixa Econômica, que é quem coordena a implementação do Minha Casa, Minha Vida, nos estados", comenta.

Patrícia Vasconcellos, representante da Organização de Mulheres da Cidade de Batalha, ressaltou a importância da capacitação recebida. "O município de Batalha tem um déficit habitacional, principalmente de comunidades rurais, que é o caso dessa capacitação, que organiza as entidades, proporciona uma maior qualificação para a apresentação das propostas no Estado do Piauí, que tem se sobressaído na questão das propostas do Minha Casa, Minha Vida", diz.
