Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Viaduto da Miguel Rosa é interditado para reparos emergenciais

Intervenção corrige desnível no asfalto; obra integra plano após queda de bloco de concreto

O elevado da Miguel Rosa, em Teresina, foi interditado temporariamente neste domingo (21/12) para a execução da primeira etapa de uma operação de manutenção preventiva. A intervenção ocorre após a identificação de um desnível no asfalto e faz parte de um plano de trabalho elaborado por órgãos técnicos, depois que um bloco de concreto chegou a cair no local nesta semana, levando o CREA a cogitar a interdição da estrutura.

De acordo com o DER - Departamento de Estradas de Rodagem, o serviço inicial consiste na correção de um desnível de cerca de 13 a 15 centímetros na pista, identificado em uma das extremidades do elevado. O domingo foi escolhido justamente por registrar menor fluxo de veículos, já que aproximadamente 35 mil carros utilizam diariamente o trecho, que liga a Avenida Miguel Rosa à BR-316.

“O primeiro comunicado: o viaduto aqui da Miguel Rosa, que é bastante movimentado, está interditado hoje temporariamente para fazermos serviço de manutenção deste viaduto. Apareceu um desnível de aproximadamente 13 centímetros e hoje, no domingo, foi o dia escolhido por ter um menor trânsito para fazermos a revitalização e solucionar, aplicando a nova massa asfáltica neste ponto aqui na extremidade da Miguel Rosa. Ao longo do dia de hoje faremos esse serviço corrigindo esse desnível que aconteceu aqui”, afirmou Leo Sobral.

Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Jurema, especializada na construção e recuperação de pontes e viadutos. Segundo o DER, há um cronograma definido para que o tráfego seja retomado ainda neste domingo.

“Hoje a equipe acionada aqui, a empresa Jurema, uma empresa bastante experiente na construção de viadutos, de pontes e também na recuperação, tem um cronograma para poder finalizar os serviços de correção desse nível ao longo do dia. A meta é até aproximadamente às 16 horas, 17 horas do dia de hoje, domingo, já estar com o tráfego plenamente liberado”, completou Leonardo Sobral.

Além da correção pontual do desnível, o plano de manutenção prevê novas etapas, incluindo a revitalização de cerca de 250 metros do elevado, com aplicação de uma nova camada de asfalto, reforço da sinalização e melhorias nas muretas e paredes de contenção.

“Vamos revitalizar também os 250 metros deste viaduto, aplicando uma camada de asfalto novo, além da sinalização, e as paredes de contenção também serão objeto desta etapa de recuperação do viaduto”, acrescentou.

Segundo o diretor do DER, o serviço é resultado de inspeções realizadas nas últimas semanas por equipes do próprio departamento, da Prefeitura de Teresina e do CREA, com foco na segurança dos usuários.

“As nossas equipes do DER, da prefeitura e do CREA fizeram diversas inspeções ao longo das últimas semanas, elaborando um plano de trabalho que será realizado hoje, no domingo, para garantir total segurança e conforto à população. Mais de 35 mil veículos passam diariamente por este viaduto, por ser a principal ligação entre a Miguel Rosa e a BR-316. Por determinação do governador Rafael Fonteles, o DER providenciou tudo o que fosse necessário para corrigir o problema e garantir segurança permanente para a população de Teresina”, finalizou.

A expectativa é que o fluxo de veículos seja liberado até o fim do dia e que o tráfego esteja totalmente normalizado a partir desta segunda-feira.