'Escola dos ricos' de Teresina proíbe uso de celular pelos alunos nas dependências
A decisão começa no início do atual ano letivo e visa criar um ambiente de aprendizadoA escola de elite de Teresina, Great International School, anunciou a proibição do uso de celulares pelos estudantes dentro de suas dependências. A decisão começa a ser praticada no início do atual ano letivo e, conforme a instituição, visa estruturar um ambiente onde os alunos foquem no aprendizado e nas relações interpessoais.

A instituição de ensino se torna uma das primeiras a aplicar o fim do uso de aparelhos celulares nas escolas, no Brasil. Conforme o diretor geral, Vilton Soares, a decisão se baseia em análises da ONU e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e espera promover um espaço para interação social entre as crianças e jovens.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Nosso objetivo é fortalecer a interação presencial entre os estudantes, estimular o foco nas aulas e reduzir potenciais problemas relacionados ao uso indiscriminado de dispositivos móveis, bem como o cyberbullying e acesso a conteúdos inapropriados. Acreditamos que essa medida também poderá contribuir para um ambiente escolar mais saudável e colaborativo, mitigando os possíveis efeitos adversos destacados pelas pesquisas”, descreveu o diretor.
Segundo Relatório Global de Monitoramento da Educação, divulgado ao fim de 2023, e acompanhado pela Great International School, a Unesco analisou que o uso dos aparelhos eletrônicos dentro das salas de aula atrapalha na gestão dos professores junto às turmas. Com base nisso, a instituição decidiu implementar a proibição dos celulares e espera evolução no ensino.
Ainda conforme a Great School, todos os níveis de ensino, do ensino fundamental ao médio, estão incluídos na proibição do uso de celulares. Os pais, professores e alunos já foram notificados sobre a decisão.
A medida causa divergência de opiniões, porém, a instituição afirma oferecer uma melhor experiência institucional. O diretor Vilton Soares ainda diz que “somente os laptops serão utilizados em algumas séries como medida pedagógica, mas com o gerenciamento total da escola”.
Vilton Soares, além de gerir a escola Great International School, é fundador das instituições Colégio Objetivo e Escola Expert. Ele ainda assume o cargo de coordenador da rede de escolas Pea-Unesco.