Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Espera por cirurgias eletivas cai quase 90% e marca avanço da saúde no Piauí

Governo do Piauí apresentou avanços nos indicadores de saúde entre 2022 e 2025
Redação

O governador Rafael Fonteles apresentou, na terça-feira (20/01), no Palácio de Karnak, os resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí referentes ao período de 2022 a 2025. Entre os principais avanços, destacou-se a redução de quase 90% no tempo de espera por cirurgias eletivas nos últimos quatro anos. 

Durante a apresentação, foram evidenciadas ações voltadas à ampliação da assistência, à modernização das unidades de saúde e ao fortalecimento de programas estratégicos. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, o momento representou uma prestação de contas à população. 

"Começando para melhorar cada vez mais a saúde, nós tivemos que trabalhar muito nos processos, para reduzir custos, para que o dinheiro conseguisse sobrar, para colocar mais serviço à população. Então com os processos mais otimizados, conseguimos aplicar o recurso para dar mais serviço, colocar mais expulsão à população, cirurgias mais sofisticadas, cirurgias mais caras, com tempo menor, com a equipe mais preparada e as pessoas percebessem realmente que podem contar com o SUS no Piauí", disse. 

Questionado sobre a melhoria dos serviços médicos descentralizados, o secretário falou de números  e exemplos significativos em todo estado. 

"Com certeza nós temos hoje cirurgias em vários hospitais do Piauí, em Picos, em Parnaíba, em Bom Jesus, em Corrente, em São João do Piauí, em São Romu Nonato, em Oeiras. Outro dia eu vi uma pessoa falar no Instagram que estava em Oeiras, quebrou o pé e o próprio em Oeiras mesmo fez a cirurgia e ficou boa. Então os médicos olharam e foi muito bem sucedido. Então os hospitais do interior estão cada vez mais melhorando. Obviamente que tem algumas cirurgias que nós estamos tratando para ser mais complexas para fazer nas macrorregiões de saúde que é em Parnaíba, Picos. Floriano, hospitais menores, faz cirurgias em média capacidade. Agora, as macrorregiões poderão fazer as mesmas cirurgias que fazem aqui em Teresina", finalizou.

Outro destaque foi o programa Piauí Saúde Digital, que registrou 1.306.956 atendimentos desde sua implantação, em abril de 2023. Do total, 192.787 foram teleconsultas com clínico geral, 117.910 com especialistas e 996.259 telelaudos.

"Trouxemos aqui os números que comprovam essa evolução da saúde pública no estado do Piauí, sobretudo na redução do tempo médio de espera por uma cirurgia, por uma consulta e por exame, exatamente porque nós ampliamos a resolutividade da nossa rede. Aumentamos em quase 100%, por exemplo, o número de cirurgias eletivas realizadas no mesmo ano pelo estado do Piauí. E isso fez com que o tempo médio de espera por uma cirurgia eletiva caísse mais de 460 dias de tempo médio de espera para menos de 60 dias de tempo médio de espera. E assim nas consultas, nos exames, usando a tecnologia, ampliando os investimentos e, sobretudo, melhorando o processo, melhorando cada vez mais a gestão pública para poder atender mais e melhor a população piauiense", afirmou o gvernador do Piauí, Rafael Fonteles.

A redução de 13,3% na mortalidade infantil também foi apresentada como resultado das ações desenvolvidas no período. De acordo com o secretário, o objetivo do governo é manter os investimentos e avanços, assegurando que a rede pública de saúde do Piauí siga como referência em qualidade e eficiência.

Acesse aqui os dados