Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Estudantes da UFPI protestam em frente a reitoria em busca de melhorias no campus

Universidade tem sofrido com constante falta de energia, internet e água no campus Petrônio Portella

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam protestos em frente à reitoria universitária do campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, na manhã desta terça-feira (07/05). Os alunos reivindicam o cumprimento básico de seus direitos dentro do campus. Além disso, também protestam contra as represálias feitas a estudantes que moram na Residência Universitária, que vêm sofrendo com descaso e sucateamento por parte da gestão de Gildásio Guedes Fernandes, atual reitor da UFPI.

Foto: Mariana MedeirosEstudantes protestam por melhorias na UFPI
Estudantes protestam por melhorias na UFPI

Os residentes universitários vêm sofrendo com a falta de água, internet, higienização básica e alimentação. As solicitações e reivindicações feitas para a reitoria não obtiveram respostas. Os estudantes seguem em manifestação diante do sucateamento da instituição.

O estudante de jornalismo e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fábio Andrade, conta ao Conecta Piauí que há um ano atrás foi feito um protesto pelos direitos dos estudantes, também em frente à reitoria, e que nada mudou desde então. Ele também alega que problemas com a energia elétrica, internet e fornecimento de água são constantes no campus.

Foto: Mariana Medeiros.

"A gente reivindica melhoria na segurança, na iluminação, na infraestrutura, que tenha internet, que tenha energia elétrica, que não falte água, porque tudo isso vem acontecendo recorrentemente na nossa universidade. E aqui eu me solidarizo também aos residentes da Residencia Universitária, que sofrem 10 vezes mais, porque moram lá e tem uma geladeira enferrujada, onde não consegue acondicionar melhor seus elementos. Onde, de todas as máquinas de lavar disponíveis, apenas algumas funcionam, porque não têm manutenção constante. Além dos casos de infiltração no teto", diz Fábio Andrade.

A estudante Paula Barcelos é moradora da residência universitária e diz que os residentes tentaram entrar em contato com a reitoria para solucionar os problemas que eles têm enfrentado, mas que, até o momento, nada foi solucionado. "A gente vive uma situação muito triste na Residencia Universitária, hoje. A gente já mandou vários e-mails e a nossa situação está daquele jeito. Vários bancos saem do ferro de sustentação. Pias, geladeira com foco de moscas, infiltrações que estão tendo até risco na estrutura", conta.

Foto: Mariana MedeirosUniversidade tem sofrido com falta de água, energia e internet
Universidade tem sofrido com falta de água, energia e internet

Ela também relata que os residentes têm sofrido perseguição por parte de gestores. "A gente agora também está sendo perseguido por estar falando a verdade, por estar mostrando para vocês a situação. E, infelizmente, a gente, nesse momento, tem que assumir essa posição e vir aqui e protestar pelos nossos direitos", diz.

Comente