Ex-arcebispo de Teresina vai participar do Conclave que escolherá o novo Papa
Dom Sérgio da Rocha já liderou a Arquidiocese de Teresina por mais de quatro anosCom a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21/04), aos 88 anos, a Igreja Católica se prepara para a realização do Conclave, o processo que definirá o novo pontífice. Entre os cardeais escolhidos para participar da eleição está o brasileiro Dom Sérgio da Rocha, 65 anos, atual arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.
A presença de Dom Sérgio no Conclave é especial para os piauienses, já que ele liderou a Arquidiocese de Teresina por mais de quatro anos, período em que deixou um legado de proximidade com os fiéis e atuação pastoral marcante.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

De Dobrada ao Vaticano
Natural da cidade de Dobrada, no interior de São Paulo, Dom Sérgio tem uma sólida formação acadêmica. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Antes de sua missão episcopal, foi professor de Teologia Moral na PUC-Campinas entre 1989 e 2001, e teve atuação em projetos missionários, como o Projeto Sul I / Norte I, em Porto Velho (RO), além da Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos.
Ligação com Teresina
A trajetória de Dom Sérgio na capital piauiense teve início em janeiro de 2007, quando foi nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina pelo então Papa Bento XVI. Em 30 de março do mesmo ano, iniciou sua missão pastoral no estado, sucedendo oficialmente Dom Celso José Pinto da Silva em setembro de 2008 como arcebispo metropolitano.

Durante sua passagem por Teresina, Dom Sérgio ficou conhecido pelo diálogo constante com a comunidade e o fortalecimento das ações pastorais nas periferias e no interior do Piauí.
Presença no alto escalão da Igreja
Em sua trajetória, Dom Sérgio da Rocha também foi arcebispo de Brasília antes de ser transferido para Salvador, onde exerce atualmente a função de Primaz do Brasil, título dado ao arcebispo da primeira diocese criada no país.
Sua influência no Vaticano cresceu ainda mais nos últimos anos. Em 2021, foi nomeado por Papa Francisco como membro da Congregação para os Bispos — um dos órgãos mais importantes da Cúria Romana, responsável por nomeações episcopais, criação de dioceses e acompanhamento dos bispos.
Já em 2023, Dom Sérgio passou a integrar o seleto Conselho de Cardeais, grupo que assessora diretamente o papa em decisões sobre a administração da Igreja no mundo todo.
Participação no Conclave
Como tem menos de 80 anos, Dom Sérgio está entre os sete cardeais brasileiros aptos a votar no Conclave que elegerá o novo sucessor de Francisco. O processo deve ter início entre 15 e 20 dias após a morte do papa. Até lá, o Vaticano realiza os ritos fúnebres e organiza as congregações preparatórias.
O Conclave ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, em sessões secretas. Para a eleição, um cardeal precisa conquistar dois terços dos votos. O anúncio do novo papa será feito na tradicional cerimônia da sacada da Basílica de São Pedro, com a proclamação do “Habemus Papam”.