Ex-assessor de Ciro Nogueira é alvo da Operação Carbono Oculto no Piauí
Ação investiga transações de R$ 230 mil ligadas a esquema de lavagem com atuação do PCCA Polícia Civil do Piauí realizou, nesta quarta-feira (5), uma operação que teve como alvo o ex-assessor e compadre do senador Ciro Nogueira (PP), Victor Linhares de Paiva. O nome dele aparece nas investigações da Operação Carbono Oculto 86, que apura um esquema de lavagem de dinheiro com ligação ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
As apurações revelam que Linhares recebeu R$ 230 mil do empresário Haran Santhiago Girão Sampaio, ex-proprietário da rede de postos HD, apontada como o centro das movimentações financeiras ilegais no Piauí. O repasse foi feito em 20 de dezembro de 2023, para uma conta aberta por Victor apenas oito dias antes, na BK Bank, uma fintech já citada em investigações da Polícia Federal e do Ministério Público de São Paulo como parte do sistema de lavagem usado pelo grupo criminoso.
Segundo relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Victor transferiu o valor recebido para outra conta em seu próprio nome, logo após o depósito, movimentação considerada atípica e usada para disfarçar a origem do dinheiro.