Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Ex-prefeito de Esperantina pede redução de pena ao Supremo Tribunal de Justiça

Santolia considera excessiva a pena de mais de 12 anos em regime fechado e alega erro no cálculo

O ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, entrou com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reduzir sua pena por crime de responsabilidade. Ele foi condenado a 12 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, mas alega erro no cálculo da pena, que considera excessiva.

Foto: Divulgação/Polícia CivilFelipe Santolia, ex-prefeito de Esperantina condenado por crime de responsabilidade
Felipe Santolia, ex-prefeito de Esperantina condenado por crime de responsabilidade

O caso ocorreu enquanto Santolia era prefeito de Esperantina, entre 2005 e 2008. Ele foi condenado por desviar valores que deveriam ter sido repassados ao Fundo Previdenciário da cidade, mas foram descontados dos salários de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Preso desde junho de 2021, Santolia ficou foragido por mais de um ano até ser capturado em Caraguatatuba, no litoral paulista, onde usava uma identidade falsa e mantinha uma startup de aplicativos.

A defesa, no pedido apresentado em 16 de dezembro, solicita que o STJ reforme a sentença, reduzindo a pena para 5 anos e 3 meses, com cumprimento em regime semiaberto. Os advogados argumentam que a nova pena deve ser calculada com base no Decreto-Lei nº 201/67, considerando uma redução proporcional de acordo com as circunstâncias desfavoráveis apontadas na sentença.

Comente