Expo Favela Innovation 2024 inicia e traz força a empreendimentos em Teresina
A iniciativa é promovida pela Favela Holding em parceria com a Central Única das FavelasEm sua segunda edição, a Expo Favela Innovation iniciou nesta sexta-feira (02/08) em Teresina. Em 2024, a feira se expandiu para vários estados brasileiros, e no Piauí, acontece nos dias 02 e 03 de agosto, no SESC Cajuína. A Expo Favela é um evento de negócios e inovação que visa destacar o potencial econômico das áreas periféricas.

A iniciativa é promovida pela Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA Piauí). Segundo o presidente do órgão, Valciãn Calixto, a Expo Favela Innovation Piauí proporciona uma grande conexão para quem está empreendendo lá na ponta, dentro das comunidades, e não conseguem uma força maior na divulgação de seus negócios.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"A gente reúne esses empreendedores, às vezes o produto de um é a solução do outro, mas como eles não se conheciam, esse match não rolava. Nós tivemos mais de 250 inscrições para o evento, destas, 60 foram selecionadas, estão aqui representando suas comunidades, suas quebradas, suas favelas, em diversos segmentos", explicou.

O ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, destacou a importância de empreendimentos das periferias para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ressaltando a pluralidade de iniciativas.
"Como o lema já diz, a favela é potência. A gente tem um desenvolvimento não só social, mas também econômico, acontecendo nas periferias do Brasil. Veja que quando a gente olha o produto interno bruto, a riqueza produzida a cada ano no Brasil, ali tem uma parcela muito grande, pode-se aproximar de um terço da riqueza do PIB brasileiro que é produzida pelos pequenos, pelos que vivem, fazem ali, a gente quando vem aqui fica encantado. É perfume, é roupa, é calçado, é na gastronomia, é na área de serviços, enfim, com o desenvolvimento de programas modernos e isso gera emprego, gera renda, isso também traz bons resultados", diz.

"Muito importante é essa organização que vem do povo, que vem das organizações populares. A CUFA faz um trabalho muito importante no país inteiro. E a Expo Favela demonstra os talentos da juventude que vem das quebradas, da periferia e das favelas do nosso país. Eu fiquei muito feliz que aqui no Piauí, ver que o governo do Estado está envolvido, está ajudando a Expo a acontecer, e vi uma galera jovem muito a fim de fazer acontecer. Então isso é muito importante, mostrar o talento da juventude do nosso país", abordou o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Para o Secretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira, a Expo Favela tem papel importante no fomento ao empreendedorismo, inovação e tecnologia. O secretário observa o protagonismo dos alunos em iniciativas próprias.
“Nossos alunos estão participando como espectadores, apresentando seus projetos. São 15 projetos feitos por times, por equipes de alunos, envolvendo tecnologia, inovação, artesanato, economia criativa, empreendedorismo, dando esse protagonismo aos nossos alunos em construções, em trabalhos que eles mesmos fizeram”, impulsionou.

De acordo com a empreendedora no ramo de bebidas típicas do Piauí, Ivanir, atualmente todos os produtos possuem matéria-prima local em suas composições, destacando o potencial de qualidade e apresentação. Para ela, na Expo Favela, o empreendimento ganha maior divulgação.
“Uma produção diferenciada. Hoje nós temos 15 sabores, a maioria regionais, trazemos o diferencial da qualidade, da apresentação do produto e os sabores regionais. A gente tem todo um suporte por trás da equipe da Expo Favela, então isso só traz a engrandecer, trazer um futuro melhor para nosso empreendimento", destacou.

A programação da Expo Favela Innovation Piauí 2024 inclui uma variedade de atividades como palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, mentorias, debates, cursos, shows, filmes e desfiles, todos desenvolvidos por empreendedores das comunidades urbanas e rurais do estado.

A empreendedora Benedita Ferreira conta sobre a importância do trabalho da reciclagem em conjunto com o artesanato. Conforme a artesã, o evento é essencial para a visibilidade do empreendimento aliado à conscientização ao meio ambiente.
"Adoro artesanato, adoro arte, e resolvi que eu quero trabalhar agora com reciclagem. Para o meu trabalho, esse evento é muito importante, porque eu vou conscientizar as pessoas a respeito de reciclagem. As pessoas na favela, nas comunidades, todo mundo precisa tomar consciência sobre artesanato manual e reciclagem", ressaltou.

O evento, que oferece acesso gratuito e aberto ao público, conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e da Equatorial Piauí, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).
Trabalhando com produtos geeks artesanais, Italo Azevedo conta com a Expo Favela como forma de aumentar o networking do empreendimento. Além da divulgação, o evento há a possibilidade de aprendizado, com consultoria para os empreendedores.
“Na Expo Favela a gente vê uma oportunidade muito grande. Podemos tentar divulgar esse trabalho e ver a valorização do empreendedor, porque além da gente expor e poder participar e vender, também tem muita consultoria para empreendedores. Ensinam a gente como vender, como se apresentar, como falar e a oportunidade também de estar participando de outros eventos maiores”, pontuou.

Entre os palestrantes confirmados para a Expo Favela Piauí 2024 estão Katiúscia Ribeiro, apresentadora do Canal GNT, que fará sua estreia no estado com um bate-papo sobre ancestralidade. Edi Rock, uma das principais referências do hip hop brasileiro, também estará presente na programação deste ano.