Fim da Quaresma: fiéis encerram penitências e se preparam para celebrar a Páscoa
A programação da Semana Santa segue intensa nas paróquias de todo o estadoA Quaresma, período de 40 dias dedicado à reflexão, penitência e conversão espiritual, chegou ao fim nesta Quinta-feira Santa, 17 de abril de 2025. Para os católicos, o encerramento da Quaresma marca também o fim das penitências assumidas ao longo desse tempo, como jejum, abstinência e práticas de sacrifício pessoal.
Com o início da Missa da Ceia do Senhor, celebrada na noite de hoje, a Igreja Católica dá início ao chamado Tríduo Pascal — o momento mais importante do calendário litúrgico cristão, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Durante os 40 dias da Quaresma, muitos fiéis optam por renunciar a hábitos, como o consumo de carne, bebidas alcoólicas, redes sociais ou qualquer outro conforto, como forma de se aproximar de Deus e vivenciar a solidariedade com o sofrimento de Cristo.
Com o fim da Quaresma, os fiéis também se preparam para viver a alegria da ressurreição, celebrada no Domingo de Páscoa, dia 20 de abril. Muitas famílias retomam os costumes interrompidos durante o período quaresmal, como o consumo de doces ou o reencontro com práticas sociais, agora com um novo significado espiritual.
Apesar do encerramento oficial das penitências, líderes religiosos incentivam que os ensinamentos da Quaresma perdurem no cotidiano. A programação da Semana Santa segue intensa nas paróquias de todo o estado, com celebrações, procissões e vigílias.