Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Morte de Firmino Filho completa quatro anos e homenagens lembram a data

Nas redes sociais, familiares de Firmino prestaram homenagens emocionadas
Redação

Neste domingo, 6 de abril, completa quatro anos da morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. A data marca um momento de profunda saudade para familiares, amigos, admiradores e para toda a capital piauiense. Nas redes sociais, familiares de Firmino prestaram homenagens emocionadas, relembrando sua trajetória pública e o legado deixado por ele à cidade de Teresina. 

A vereadora de Teresina e ex-deputada estadual, Lucy Soares, viúva de Firmino Filho, homenageou o ex-prefeito com uma publicação nas redes sociais. Na postagem, ela compartilhou uma foto ao lado do esposo e escreveu: “4 anos de saudade. Você sempre será parte de mim. Tenho certeza de que, na eternidade, você cuida de nós com todo o seu amor”.

A deputada estadual Bárbara Soares, filha de Firmino Filho, também prestou homenagem nas redes sociais. Com uma foto da infância, em que aparece sentada no colo do pai, ela escreveu: “Hoje faz 4 anos da sua partida… E a saudade continua doendo como no primeiro dia”.

Formação

Economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, ele concluiu o mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Também atuou como auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU) e foi professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde formou e inspirou diversas gerações de economistas.

Foto: ReproduçãoFirmino Filho
Firmino Filho

Atuação na política 

Firmino exerceu o cargo de prefeito em quatro mandatos — de 1997 a 2004 e de 2013 a 2020. Foi reconhecido nacionalmente por sua gestão à frente da Prefeitura de Teresina, especialmente pelas ações voltadas à infância, que lhe renderam o título de “prefeito criança” e o Selo UNICEF em várias edições.

Também foi vereador e deputado estadual. Após perder a eleição para o governo em 2006, se reelegeu vereador em 2008, deputado estadual em 2010 e retornou à prefeitura em 2012, encerrando seu quarto mandato em 2020. Mesmo fora da gestão, era cotado para futuras disputas eleitorais.

Morte

Firmino morreu no dia 6 de abril de 2021, após cair do 14º andar do edifício Manhattan River Center, na Avenida Senador Arêa Leão, em Teresina, onde ele trabalhava após deixar a Prefeitura. A Polícia Civil descartou a possibilidade de crime e arquivou o inquérito, tratando o caso como um ato isolado. O corpo do ex-prefeito está sepultado no Cemitério Recanto da Saudade, às margens da BR-343. 

Comente