Formandos da Faculdade Estácio se revoltam com colação de grau via mensagem
O aviso seco gerou revolta entre os formandos, que sonhavam com um momento digno“Olá, ———! É com muita alegria que queremos compartilhar uma notícia incrível: você oficialmente colou grau!”. Foi assim, por meio de uma mensagem automática, que estudantes de Jornalismo da Universidade Estácio Teresina foram informados sobre a conclusão da graduação.
Sem solenidade presencial, sem discurso, sem celebração. O aviso seco gerou revolta entre os formandos, que sonhavam com um momento digno para coroar anos de dedicação. “É frustrante passar anos estudando, enfrentando dificuldades, sonhando com o momento de subir ao palco para receber o diploma, e no fim, tudo se resumir a uma mensagem automática”, desabafou um dos alunos.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Para muitos, a cerimônia de colação de grau não é apenas um evento simbólico, mas um marco de conquista que deveria ser celebrado com familiares e amigos.
A universidade justificou que alguns cursos presenciais, mesmo com quatro anos de duração, não contam com uma solenidade oficial. Segundo a Estácio, nesses casos, a colação de grau ocorre exclusivamente de forma on-line. No entanto, a explicação não convence os estudantes, que seguem cobrando da instituição um reconhecimento mais respeitoso por todo o esforço dedicado à graduação.