Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Google estreia no Brasil 'modo ladrão' que trava celular Android arrancado da mão

O recurso foi anunciado no evento Google for Brasil, realizado em São Paulo nesta terça-feira

A partir de julho, os smartphones Android terão a opção de bloquear a tela automaticamente, quando houver a detecção de um movimento que sugira furto, como alguém agarrar o aparelho e sair correndo. O recurso foi anunciado no evento Google for Brasil, realizado em São Paulo nesta terça-feira (11/06).

A tecnologia batizada de "bloqueio por detecção de roubo" foi uma ideia da subsidiária da big tech sediada em Belo Horizonte repassada ao vice-presidente para Android, Sameer Samat, de acordo com o líder para Android no Brasil, Bruno Diniz. A solução teve anúncio em evento global do Google em maio.

COMO VAI FUNCIONAR?

O bloqueio por detecção de roubo é ativado pelo gatilho "grab and run", que usa sensores e dados do acelerômetro para identificar movimentos suspeitos de agarrar e correr, seja a pé, de bicicleta ou carro. A IA analisa esses dados e, para ativar essa função, o usuário deve habilitá-la nas configurações do smartphone.

Diniz previne que, em um primeiro momento, o recurso poderá gerar bloqueios indesejados, uma vez que foi programado para ter mais falsos positivos do que negativos. "Quando a IA bloqueia por engano, a perda é um pequeno incômodo para o usuário, mas, quando não tem bloqueio no momento do crime, o usuário pode ter suas contas esvaziadas."

Foto: Tânia Rego / Agência BrasilCelular Seguro: 20 mil aparelhos são bloqueados após envio de alertas
Google estreia no Brasil 'modo ladrão' que trava celular Android arrancado da mão

Trata-se de um bloqueio de tela simples, desativado com reconhecimento biométrico ou senha, diferentemente do bloqueio presente no "Encontre meu celular", em que o usuário pode deixar uma mensagem na tela do smartphone. Ao desbloquear o aparelho travado automaticamente, o usuário receberá a informação de que o mecanismo de bloqueio automático foi a razão da trava.

BLOQUEIO POR PERMANECER OFFLINE

Em julho, o Google lançará um recurso de bloqueio automático baseado no tempo em que o smartphone fica desconectado da internet. O Android identificará comportamentos incomuns, como remoção do chip, presença em locais não habituais ou perda prolongada de conectividade, bloqueando a tela automaticamente para evitar acesso não autorizado.

BLOQUEIO REMOTO RÁPIDO

O Google oferecerá uma opção de bloqueio remoto na página "encontre meu dispositivo". Será possível bloquear a tela com senha, sem precisar acessar a conta Google. O objetivo é permitir que usuários bloqueiem rapidamente o dispositivo após furtos, roubos ou extravios. A nova página de bloqueio poderá ser acessada por computadores ou smartphones de terceiros usando o número de telefone.

Comente