Governador entrega reforma na penitenciária Major César e Central de Monitoramento
A obra resulta na abertura de 88 novas vagas, com um investimento total de R$ 14,4 milhõesO governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quinta-feira (20/02), a Colônia Agrícola Major César, em Altos, e a nova Central de Monitoramento Eletrônico, em Teresina. As solenidades fizeram parte da programação da 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

A unidade da Colônia Agrícola passou por ampla reforma e ampliação, resultando na abertura de 88 novas vagas, com um investimento total de R$ 14,4 milhões. A obra incluiu a reconstrução total dos pavilhões, uma nova área de segurança, cozinha com refeitório, setor administrativo, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além da pavimentação da via de acesso e entre os pavilhões reformados.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

“Nós temos 16 unidades penitenciárias no Estado do Piauí. Quatro dessas unidades estão aqui nesse complexo penitenciário, que inclui não só a Major César, como outros equipamentos, como a cadeia pública de Altos, o CDP, a parte inclusive de assistência médica, assistência à saúde e uma nova que já está sendo construída. Todas elas estão sendo modernizadas, revitalizadas, aumentando as vagas e as condições de ter educação e trabalho aqui no sistema penitenciário do Piauí”, destacou o governador.

“Estamos entregando ao Sistema de Justiça, uma nova penitenciária, a Unidade Major César, ela estava em condições, dois anos atrás, praticamente desumana, inabitável, ela foi completamente reconstruída, mais do que reconstruir as estruturas físicas, é estabelecer linhas de trabalho, de profissionalização. Nós estamos fazendo em todas as nossas unidades, implementando linhas de trabalho e dar alfabetização para que essas pessoas possam, de fato, retornarem melhor para as suas famílias e para a sociedade”, abordou o secretário de Justiça, Carlos Augusto.

“A reforma da nova Major César veio como presente para nós nutricionistas, tendo em vista que os internos fazem a alimentação deles aqui dentro do refeitório. Nós seguimos um padrão alimentar com cardápio, e todos os nossos internos são avaliados por nós nutricionistas. A gente tem uma cozinha grande, ampla, reformada, cheia de equipamentos de ponta e de muita qualidade”, ressaltou a nutricionista da Major César, Ana Célia.

Após a inauguração em Altos, a comitiva retornou a Teresina para a cerimônia de inauguração da nova Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal do Piauí, localizada ao lado da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite. O espaço foi estruturado para oferecer todos os serviços das equipes multidisciplinares responsáveis pela orientação e acolhimento das pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica.

O local conta com assistentes sociais, assessores jurídicos e psicólogos, além da parte administrativa e operacional, que inclui instaladores e manutenção dos equipamentos. As inaugurações representam um avanço na gestão penitenciária do estado, reforçando o compromisso com a segurança e ressocialização.

"A Central de Monitoramento Eletrônico também recebeu recusos federais e estaduais, totalizando cerca de 2 milhões em investimento para garantir também esse monitoramento daquelas pessoas que tem que usar tornozeleira eletrônica, principalmente. Mas para todo o sistema de monitoramento das unidades prisionais", disse o governador.

