Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Governador Rafael entrega reforma do Ambulatório Azul e amplia atendimentos no HGV

Espaço recebeu R$ 9 milhões em investimentos e passa a ofertar mais exames e serviços
Redação

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou nesta quinta-feira (25/06), em Teresina, a reforma do Ambulatório Integrado Governador Dirceu Mendes Arcoverde, conhecido como Ambulatório Azul, unidade vinculada ao Hospital Getúlio Vargas (HGV). Após as obras de modernização, o espaço passa a ter capacidade para realizar mais de 20 mil atendimentos por mês, consolidando-se como o maior ambulatório público do estado. O investimento total na reestruturação chegou a R$ 9 milhões.

A unidade realiza atualmente atendimento médio de cerca de 900 pacientes por dia e recebeu novos equipamentos, modernização tecnológica e ampliação dos serviços ofertados. Desde 2022, segundo dados apresentados pelo governo, a capacidade de atendimento cresceu em aproximadamente 12%. Além das consultas especializadas, o ambulatório também oferece exames laboratoriais, ecocardiogramas, eletrocardiogramas e atendimentos integrados ao programa de telemedicina estadual.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles afirmou que a área da saúde vem superando as metas inicialmente previstas pela gestão estadual e destacou novos investimentos programados para o interior. “Nós estamos ampliando essas metas, por exemplo, não estava previsto no plano a presença de 16 centrais de diagnóstico, mas ousamos colocar e já entregamos 12, faltam quatro: Oeiras, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Uruçuí. Vamos entregar também UTIs em Valença e Uruçuí, além de expandir exames de ressonância magnética para Picos, Floriano e Parnaíba. Considero que não apenas atingimos as metas, mas ampliamos ainda mais neste mandato. Nosso intuito é fazer muito mais nos próximos anos”, declarou o governador.

O secretário estadual de Saúde, Dirceu Campêlo, ressaltou que a reforma representa mais qualidade tanto para profissionais quanto para pacientes atendidos pelo sistema público. “Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas trata-se de um importante equipamento de saúde. Trazendo mais qualidade, mais conforto, mais segurança e também maior quantidade de atendimentos para a população de Teresina, do território Entre Rios e algumas áreas para a população de todo o território do Piauí”, afirmou.

Segundo a diretora da unidade, Iolete Soares, a modernização permitirá ampliar ainda mais a oferta de serviços especializados. “O ambulatório é um serviço de saúde especializado, com cerca de 180 especialidades médicas e subespecialidades, além de mais de 40 profissionais não médicos, como psicólogos, nutricionistas e enfermeiros. A reforma vai fazer mais conforto para pacientes e trabalhadores do SUS, além de ampliar a oferta de exames e serviços especializados, como na clínica oftalmológica. É um ganho muito significativo para toda a população”, destacou.

Quem utiliza o hospital há décadas também percebeu as mudanças. Paciente do HGV desde os anos 1990, Vangelina Alves relatou a satisfação ao retornar ao espaço reformado. “Eu dou valor ao HGV, e estou amando essa reforma porque estou vendo as melhorias. Aqui está ótimo, valorizou o espaço e deu prestígio aos usuários, está tudo novinho”, disse a paciente durante a inauguração.