Governo do Piauí lança terceira edição do Orçamento Participativo Digital
A iniciativa contará com um investimento de R$ 80 milhões, que serão aplicados em obras e serviçosO governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou nesta segunda-feira (10/03), no Palácio de Karnak, o lançamento da terceira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) para o biênio 2025-2026. A iniciativa, que visa garantir a participação popular na definição de prioridades para o uso de recursos públicos, contará com um investimento de R$ 80 milhões, que serão aplicados em obras e serviços nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

"O governo do estado do Piauí é o único estado que tem esse programa do Orçamento Participativo que recebe as propostas, as associações, valida e vai a voto popular pelo WhatsApp. Esse ano serão 148 obras, 26 eu assinei a ordem de serviço hoje e, para o próximo ano, serão 80 milhões de reais em obras em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano a partir do voto popular", destacou o governador Rafael Fonteles.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Desde sua criação em 2023, o OPA tem se consolidado como um canal de aproximação entre o governo e a população. O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, destacou que a ampliação do investimento reforça o compromisso do governo com a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos.
“O ano passado aumentamos a quantidade de municípios que têm a sua disposição, a discussão das suas associações, um conjunto de obras que vão ser votadas diretamente, foram votadas em 23, 24, vão ser votadas novamente agora em 2025. Então é o governo do Estado colocando recursos de investimento para a melhoria da vida da população diretamente em cada um dos municípios”, ressaltou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

Como Participar
As inscrições de propostas para obras e serviços estarão abertas entre os dias 11 de março e 11 de abril. Associações comunitárias e entidades representativas podem participar, desde que atendam aos critérios do edital, como possuir CNPJ válido, estatuto, ata de diretoria registrada em cartório e documentação do responsável legal.
A votação popular ocorrerá entre os dias 4 e 13 de julho e estará aberta a todos os cidadãos com CPF e idade a partir de 16 anos. O processo será realizado de forma digital, por meio do Portal OPA, do aplicativo Colab e do WhatsApp, além de pontos físicos que serão disponibilizados nas cidades participantes.
"O OPA faz toda a diferença, exatamente porque as lideranças comunitárias conseguem fazer um trabalho de base com a sua comunidade e de fato eleger as prioridades. Dentro das prioridades elas escolhem uma para poder ir para a votação. E assim a obra executada, o serviço ofertado atende aquilo que realmente a comunidade está precisando", abordou a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes.

Etapas e Impacto
O OPA segue um ciclo que inclui cadastramento das entidades, envio de propostas, análise de viabilidade e votação popular. As iniciativas mais votadas serão incorporadas ao orçamento estadual e executadas em 2026, garantindo que as decisões tomadas tenham impacto direto na melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos nas regiões contempladas.