Governo inaugura etapa de expansão da estação de metrô na zona Sudeste de Teresina
Com investimento de R$ 9 milhões, o projeto visa melhorar a mobilidade urbana com novas alternativasO governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (12/11), a nova estação de metrô no bairro Colorado, localizada na zona Sudeste de Teresina. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 9 milhões, marca a conclusão da primeira etapa de expansão do Metrô de Teresina, com o intuito de aprimorar a mobilidade urbana e oferecer novas alternativas de transporte para os moradores da capital.
A cerimônia aconteceu no campinho do bairro Frei Damião, local onde a nova estação foi construída. A linha recém-inaugurada, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, beneficiando diretamente mais de 4 mil pessoas da zona Sudeste, que agora têm acesso facilitado ao centro de Teresina.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"Temos todo o processo de revitalização sendo feito, uma parte pela Setrans, com o secretário Jonas, e a outra parte aqui pela nossa companhia liderada pelo ex-governador Wilson, e também a compra de novos trens. E a partir do ano que vem tarifa zero no metrô de Teresina", destacou o governador Rafael Fonteles.
Expansão e modernização do sistema metroviário
Além da construção da estação Colorado, o projeto inclui a duplicação de um trecho de 13,5 km da linha, que se estende do bairro Itararé até o centro da cidade. Com essa duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente em sentidos opostos, aumentando a capacidade e a frequência das viagens.
“É uma obra de expansão de dois quilômetros e meio, com uma nova estação, urbanização de toda essa área, do Alta Ressurreição, da Frei Damião e do Colorado. E que você vai colocar mais quatro mil pessoas em um transporte que é o BRT de Teresina, que é um transporte barato, seguro e de excelente qualidade”, pontuou o presidente da companhia ferroviária, Wilson Martins.
Para ampliar a eficiência e o conforto no sistema, estão previstas reformas em estações importantes, como as estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé.
Mais conforto e agilidade para a população
O governo também anunciou melhorias significativas na infraestrutura metroviária. Entre elas, destaca-se o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para permitir a passagem inferior dos trens, além da reforma da oficina de manutenção e a construção de um Centro de Controle de Operações (CCO). O CCO será responsável pelo monitoramento em tempo real dos trens, garantindo maior segurança e controle das operações.
“Esta obra representa um marco na mobilidade urbana da nossa cidade e do nosso estado, que é a ampliação aqui da linha do metrô, reforma da linha e reforma de várias estações, que aqui é somente uma primeira etapa. Foram investidos aqui 9 milhões de reais com a modificação dos trilhos aqui da Estação Colorado até a Estação Boa Esperança, no Centro, com a reforma da estação, a revitalização da área, no campo de futebol da praça para abrigar as pessoas”, pontuou o deputado federal Castro Neto Filho.
Essas iniciativas prometem reduzir o tempo de viagem entre o bairro Itararé e o centro de Teresina, que passará de uma hora para apenas 25 minutos, proporcionando maior comodidade e agilidade aos usuários do transporte público na cidade.