Governo investe R$ 31 milhões em sistema de videomonitoramento no Piauí
O sistema contará com reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e outrosO Governo do Piauí está dando um passo significativo para reforçar a segurança pública, com a implementação de um novo e abrangente projeto de videomonitoramento nas cidades de Teresina e Parnaíba.
Com um investimento de R$ 31 milhões, viabilizados por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, o projeto irá instalar mais de 600 câmeras de última geração.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O sistema contará com tecnologias avançadas, como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, visão noturna e detecção de comportamentos suspeitos.
As câmeras serão integradas a dois Centros de Comando e Controle (CCOs), um em cada cidade, possibilitando que as forças de segurança acompanhem as áreas em tempo real.
"Esse investimento em tecnologia é um reflexo do compromisso do Estado com a modernização da segurança pública", destacou o secretário de Segurança, Chico Lucas.
Etapas
O projeto de videomonitoramento está sendo desenvolvido conforme um cronograma dividido em diversas etapas, que incluem o planejamento, aquisição de equipamentos, instalação, integração do sistema, testes e homologação, além do treinamento dos operadores e da manutenção contínua.
O processo de licitação já está em andamento, com a análise das propostas em curso. A expectativa é que o contrato seja assinado até o final de novembro e que a instalação do sistema tenha início em dezembro deste ano, permitindo que a tecnologia comece a operar em breve.