Governo proíbe uso de fogo em atividades durante período de seca no Piauí
A medida busca prevenir os danos ambientais causados pelas queimadas no período da secaO Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), publicou nesta terça-feira (17/09), no Diário Oficial do Estado, uma portaria que proíbe o uso do fogo em todo o território piauiense. A medida tem validade entre 17 de setembro e 17 de novembro de 2024 e busca prevenir os danos ambientais causados pelas queimadas durante o período de seca.
Com a decisão, está proibido o uso do fogo em qualquer forma, inclusive a queima controlada em práticas agropastoris e florestais. Isso inclui a limpeza de pastagens, preparo do solo para plantio, erradicação de pragas, incineração de lixo e outras atividades semelhantes, mesmo que previamente autorizadas pela SEMARH. A proibição visa preservar o meio ambiente, especialmente no período em que as queimadas e incêndios florestais são mais frequentes.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Segundo a SEMARH, entre os meses de julho e novembro, o estado enfrenta o aumento nas queimadas, que causam prejuízos à fauna, à flora e à saúde da população. Além disso, as condições climáticas adversas, como o aumento da temperatura e a queda expressiva da umidade, dificultam ainda mais o controle dos incêndios.