Governo realiza lançamento do Brazil Energy Conference no Palácio do Karnak
Piauí se destaca como referência na discussão sobre energia verde e sustentávelO Governo do Estado do Piauí realizou, nesta quarta-feira (30/04), no Palácio de Karnak, o lançamento oficial da Brazil Energy Conference, evento internacional que colocará o estado no centro das discussões globais sobre a transição energética e o enfrentamento das mudanças climáticas. A cerimônia contará com a presença do governador Rafael Fonteles.

Marcada para acontecer entre os dias 04 e 07 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, a Brazil Energy Conference 2025 é um evento gratuito que terá formato híbrido (presencial e on-line) e reunirá especialistas, autoridades, pesquisadores e representantes do setor produtivo para discutir caminhos viáveis e urgentes rumo a uma matriz energética mais limpa, justa e eficiente.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O governador Rafael Fonteles ressaltou a importância de democratizar os benefícios desse novo modelo de desenvolvimento para toda a população piauiense. "A nossa grande preocupação é que os benefícios da transição energética sejam proporcionados para todo o povo do Piauí. Então trazer uma conferência dessa magnitude, com 100 palestrantes, perspectiva de quase 5 mil participantes, para discutir tudo que há de mais moderno em relação a governos, empresas e academia, na temática da Energia Verde e da transição energética, é uma oportunidade muito significativa para que nossas empresas e acadêmicos aproveitem e entendam melhor tudo que está envolvido para que essas oportunidades a todo o povo do Piauí", diz.

O secretário de Inteligência Artificial, André Mascedo, destaca que o protagonismo do Piauí no cenário das energias renováveis se consolida com a realização de eventos que aproximam inovação, mercado e sociedade. “O Piauí já se posiciona como principal player na pauta de energias renováveis. Quando você traz um evento dessa magnitude, está trazendo conhecimento e expertise do mundo todo para ser debatido aqui em Teresina. Neste ano, o modelo será diferente, com rodadas de negócios, pitches de startups e participação ativa da sociedade civil”, afirma.

O vice-presidente da Investe Piauí, Ricardo Castelo, ressalta o longo trabalho de planejamento para consolidar o evento anual como referência nacional na agenda da transição energética. “Estamos trabalhando há cerca de 11 meses para que este evento reflita a visão do governador, que é torná-lo permanente no calendário do estado. Queremos que o mundo, o Brasil e, principalmente, os piauienses reconheçam os diferenciais competitivos e comparativos do Piauí nas energias renováveis e na transição energética. O Estado tem vocação para as energias limpas”, afirma.

Veja o vídeo: