Governo reconhece emergência por seca em 126 municípios do Piauí
Cidades poderão receber mais apoio da Operação Carro-Pipa e recursos emergenciais para águaO Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu, nesta segunda-feira (19), a situação de emergência em 126 municípios do Piauí por conta da seca. A decisão permite que essas cidades possam solicitar ampliação da Operação Carro-Pipa Federal e receber recursos para ações emergenciais, como o abastecimento de água potável.

O estado enfrenta uma das secas mais severas dos últimos anos. Das 224 cidades piauienses, 205 já estão em situação de emergência por seca ou estiagem, cenário considerado crítico pelas autoridades.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Desde o início do período de estiagem, o MIDR já destinou quase R$ 400 mil ao estado, investidos principalmente na locação de caminhões-pipa e compra de combustível para socorrer áreas urbanas em colapso hídrico.
Atualmente, 21 municípios do Piauí são atendidos pela Operação Carro-Pipa Federal, que utiliza 162 veículos para abastecer mais de 61 mil pessoas com água potável.
De acordo com Júnia Ribeiro, coordenadora do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o MIDR segue empenhado em acelerar o apoio emergencial. “Estamos comprometidos em garantir que não falte água no estado, seja com o reforço da Operação Carro-Pipa, seja com o envio direto de recursos para abastecimento potável”, afirmou.