Histórico: Brasil celebra primeiro feriado nacional da Consciência Negra
O feriado foi sancionado em dezembro de 2023 pelo Presidente LulaUm data que marca, simbolicamente, o início de um novo capítulo na luta e resistência do povo negro. Nesta quarta-feira (20/11), é celebrado pela primeira vez o feriado nacional do Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares. O feriado foi sancionado em dezembro de 2023 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora o Dia da Consciência Negra tenha sido instituído em 2011 durante o governo Dilma Rousseff, sua celebração como feriado nacional era restrita a algumas regiões do país.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A lei federal, no entanto, não garantia a data como feriado em todo o território nacional. Somente em 2023, essa lacuna foi preenchida, garantindo a todos os brasileiros o direito de celebrar e refletir sobre a luta antirracista.
Em entrevista ao Conecta Piauí, José Bispo, Diretor de Promoção da Igualdade Racial da Superintendência de Assistência Social do Piauí (SASC), ressaltou o impacto social dessa conquista simbólica.
“Essa data tem um simbolismo muito grande para a população negra, especialmente também ao dia dia da umbanda, religião de matriz africana que é muito difundida no Brasil. O dia 20 de novembro marca a conquista por parte do poder vigente de Quilombo dos Palmares”.
José Bispo ainda destacou as ações concretas do estado do Piauí na mitigação da discriminação racial e o racismo estrutural, que ainda assola a socieda. “O Piauí tem um conjunto de políticas públicas para tentar arrefecer a questão da própria desigualdade no sentido social. E também é feito uma legislação bastante profunda na assembleia legislativa do estado contra o racismo”, complementou.
Zumbi dos Palmares: símbolo da resistência negra
Zumbi dos Palmares, líder quilombola e ícone da resistência negra no Brasil, nasceu em Alagoas no século XVII. Após ser escravizado, fugiu e liderou o Quilombo dos Palmares por quase duas décadas, desafiando o poder colonial português.
Sua luta pela liberdade inspirou gerações e o tornou um símbolo nacional. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, data que hoje celebramos como o Dia da Consciência Negra, em homenagem à sua coragem e ao seu legado.