Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Incêndio no Corredor Ecológico deve ser controlado nos próximos dias

Incêndio mobiliza mais de 70 profissionais e deve ser contido com ajuda de barreiras naturais
Redação

As equipes que atuam no combate ao incêndio florestal no Corredor Ecológico Serra da Capivara–Serra das Confusões estão otimistas quanto ao controle total das chamas nos próximos dias. Apesar dos grandes desafios enfrentados, como o difícil acesso ao local  que só pode ser alcançado por meio de helicóptero e a distância até os pontos de abastecimento de água, a expectativa é de que o fogo seja completamente debelado em breve.

Foto: ReproduçãoIncêndio no Corredor Ecológico deve ser controlado nos próximos dias
Incêndio no Corredor Ecológico deve ser controlado nos próximos dias

Segundo Ana Carla, Secretária Municipal de Meio Ambiente, que acompanha de perto todo o trabalho, sob a coordenação do Coronel Gomes, da Polícia Militar do Piauí, através do BOPAer, do Capitão Willian Borgea, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), e do Coordenador de Prevenção de Incêndios da Semarh, Shandallyê Araújo, uma das frentes de propagação das chamas tende a diminuir à medida que o fogo se aproxima dos paredões rochosos da serra. Isso porque as barreiras naturais formadas pelas rochas devem conter o avanço, restringindo os focos às laterais da encosta e facilitando a ação das brigadas de combate. Já em outra frente, estão sendo abertos acessos por meio de máquinas, possibilitando a entrada dos brigadistas e ampliando a efetividade das ações de controle.

O incêndio já dura oito dias e mobiliza diariamente mais de 70 profissionais entre bombeiros, brigadistas e equipes de apoio. As condições climáticas adversas como o tempo quente, a vegetação densa e seca, somadas ao difícil acesso para pessoas, caminhões-pipa e máquinas, têm dificultado a extinção completa do fogo.

A operação conta com a participação direta da Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), responsável pelo apoio logístico e também com a sua brigada municipal, além do Corpo de Bombeiros da CBMEPI, do BOPAer da Polícia Militar, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), das brigadas do ICMBio dos municípios de São Raimundo Nonato, Caracol e Jurema, e da Defesa Civil Municipal.

Comente