Inscrições abertas para nova etapa do CapacitIA de inclusão digital para idosos
Programa oferece formação em inteligência artificial e inclusão digital para diferentes públicosO Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), lançou uma nova etapa do programa CapacitIA – Autonomia Digital, agora direcionada especialmente para pessoas idosas. A iniciativa faz parte da estratégia de Estado que tem como objetivo tornar o Piauí cada vez mais digital, ampliando o acesso às tecnologias e garantindo que toda a população possa se beneficiar das ferramentas digitais.

“Começamos capacitando servidores públicos estaduais e agora estamos levando essa formação para órgãos externos e para a sociedade como um todo. O foco em pessoas idosas reforça nosso compromisso de inclusão, para que ninguém fique de fora dessa transformação digital que o Estado está promovendo”, destacou o secretário da SIA, André Macedo.
A diretora de Transformação Digital e Social da SIA, Grattyelle Teles, explicou que o CapacitIA é um programa executado pela secretaria em parceria com diversas instituições e já capacitou mais de mil servidores públicos. “O CapacitIA na modalidade Autonomia Digital atende diferentes públicos com aulas práticas que ensinam desde como usar o celular de forma mais eficiente até como acessar serviços digitais do governo, enviar e-mail, pedir transporte por aplicativo e até explorar recursos de inteligência artificial. É um curso que nasceu para dar autonomia digital à população e já atendeu, até o momento, 200 pessoas da comunidade em geral”, afirmou.
Segundo a coordenadora de Inclusão Digital e Tecnologias Assistivas da SIA, Marina Reis, o curso voltado para as pessoas idosas já está com inscrições abertas e conta com o apoio de universidades e órgãos estaduais e municipal. “Queremos convidar as pessoas idosas de Teresina para participarem desta formação. É uma oportunidade de aproximação com a tecnologia de forma simples, prática e inclusiva, garantindo mais autonomia e qualidade de vida no dia a dia digital”, ressaltou.