Instituto lança projeto para diagnóstico gratuito de crianças com TEA em Teresina
O projeto é especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade socialO Instituto Ajudando Quem Precisa (IAQP) lança projeto “Criança Feliz”, voltado ao atendimento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista em Teresina. O projeto tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento especializado, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação inicia a partir deste mês de outubro. Segundo Marcus Nogueira, presidente do Instituto, o projeto passa a ser o carro-chefe da instituição. “Nós queremos promover mensalmente a seleção de dez crianças de diferentes regiões periféricas da capital. O projeto vai garantir consultas médicas e exames gratuitos, essenciais para o processo diagnóstico, beneficiando famílias que enfrentam dificuldades de acesso à rede pública de saúde”, comentou.
A iniciativa busca reduzir o tempo de espera por atendimento e contribuir para a inclusão social das crianças com TEA. Para a vice-presidente, Jeciele de Sá, a ação vai dar um suporte importante para as famílias como um todo. “Além do impacto direto na vida das crianças, o projeto também pretende oferecer esse suporte às mães e responsáveis, que frequentemente enfrentam longos períodos de espera por atendimento especializado no SUS”, afirmou.
A seleção mensal vai acontecer através de um formulário que vai ser disponibilizado no Instagram (@oinstitutoiaqp) nos próximos dias. O projeto Criança Feliz integra o conjunto de ações sociais do Instituto Ajudando Quem Precisa, reforçando o compromisso da entidade com a promoção da saúde, dignidade e inclusão social.