Investe Piauí promove imersão para fortalecer economia de São José do Peixe
Ação integra o Pacto pela Economia e busca dobrar renda das famílias até 2030A Investe Piauí realiza uma imersão econômica no município de São José do Peixe, uma agenda intensiva de cinco dias dedicada a ouvir, mapear e entender a dinâmica econômica local. A iniciativa faz parte do Pacto pela Economia, programa do Governo do Estado que visa construir, em parceria com as prefeituras, estratégias para transformar realidades econômicas e dobrar a renda das famílias até 2030.
A equipe visitou lojas, propriedades rurais e feiras, dialogando diretamente com produtores, comerciantes, jovens e lideranças locais. A imersão incluiu ainda, uma visita à estrutura administrativa municipal. Complementando a imersão, a equipe percorreu a estrutura administrativa municipal, visitando o hospital, a Unidade Básica de Saúde (UBS), diversas secretarias e a sede da prefeitura. O objetivo central foi compreender a organização da gestão pública e como os serviços, fluxos de trabalho e demandas influenciam diretamente a economia local.
Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Rural Sustentável da agência, Ícaro Carvalho, o mapeamento é fundamental para o sucesso do projeto. “Visitamos o hospital, a UBS, as secretarias e a prefeitura para entender como o município está estruturado, porque ele é um ator principal no nosso programa. Estamos conhecendo de perto essa organização para trabalhar em conjunto com a gestão municipal”, destacou.
Além da abordagem institucional, a equipe dialogou com comerciantes, empreendedores e produtores para identificar com precisão os gargalos e oportunidades nas principais cadeias produtivas. O diagnóstico também visa compreender o comportamento da economia local nos últimos anos, avaliando avanços e como o Governo do Estado e a prefeitura podem somar esforços para superar desafios e potencializar vocações.
“Estamos entrando em estabelecimentos, conversando com produtores e comerciantes para entender como a economia realmente funciona aqui. Queremos sair com um plano conjunto entre governo e prefeitura para mudar a realidade da economia de São José do Peixe”, explicou Ícaro Carvalho.
Entre diagnósticos, conversas e análises das cadeias produtivas, houve também momentos de integração com a comunidade. A imersão também abriu espaço para enxergar a força criativa do território. A equipe conheceu empreendedores que transformaram desafios em novos negócios, revelando um cenário onde necessidade vira inovação.
Um dos destaques foi o artesanato local, que recicla materiais, reinventa técnicas e surpreende pelo potencial estético e comercial. Trata-se de uma demonstração clara do talento e da capacidade produtiva do interior do Piauí, que desponta como vetor de geração de renda e expansão econômica.
Ao longo dos próximos dias, a Investe Piauí seguirá percorrendo o território, reunindo dados, ouvindo profissionais de diferentes setores e testando hipóteses sobre como ampliar a geração de renda local. Cada escuta e cada visita se somam a um mosaico que permitirá construir, de forma colaborativa com a gestão municipal, soluções práticas para impulsionar o desenvolvimento econômico de São José do Peixe.
“Esse é um pacto feito entre os governos estadual e municipal, para que a gente una esforços e consiga mudar a realidade econômica da cidade. Vamos trabalhar para dobrar a renda das pessoas do município, esse é o nosso projeto, e é isso que vamos buscar”, finalizou Ícaro Carvalho.