Mais de 230 mil novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Piauí
Emissão do documento não é obrigatória, porém, é recomendada pelo Instituto de Identificação DigitalA nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para mais de 230 mil piauienses, de acordo com o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco. O documento foi apresentado pelo Governo Federal em junho de 2022 e já é emitida no Piauí desde dezembro do mesmo ano. A atualização do documento ainda não é obrigatória, tendo em vista que a identidade deve ser atualizada a cada dez anos. Atualmente, o Piauí é o terceiro estado a emitir o maior número de novas CIN.

O coordenador do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenhas, recomenda que a população emita a nova CIN, mesmo que não haja obrigatoriedade da atualização do documento. "Nós temos recomendado que as pessoas substituam o mais rápido possível, porque é com a nova Carta de Identidade Nacional que os piauienses terão acesso a todas as funcionalidades do GovPi, que é a plataforma de serviços digitais do governo do Piauí", explica.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

A nova CIN pode ser emitida em qualquer um dos postos do Instituto Félix Pacheco. Em Teresina, esses postos ficam localizados no Shopping Auto Mall, Shopping Rio Poty, no Centro Social Urbano do Parque Piauí, no Shopping Dirceu, no 24º Distrito Policial e na Câmara Municipal de Teresina. Além disso, existem também dois postos específicos para pessoas com deficiência no Tribunal de Justiça e na sede da Secretaria da Inclusão com Pessoas com Deficiência (SEID).