Mais Médicos reforça atendimento e acolhe novos profissionais em Piripiri
Evento marcou a chegada de 42 médicos que vão atuar em 29 municípios do PiauíA Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou em Piripiri o acolhimento dos profissionais e gestores dos 41º e 42º ciclos do programa. A ação marcou a chegada de 42 novos médicos que vão atuar em 29 municípios, distribuídos nos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.

Os profissionais já começaram a trabalhar neste segundo semestre, fortalecendo a atenção primária à saúde em diferentes regiões do estado. O encontro de acolhimento teve como objetivo integrar os novos participantes e orientá-los sobre o funcionamento do programa, os direitos e deveres dos médicos e gestores, além das práticas do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A coordenadora estadual do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga, destacou a importância do momento.
“Esse momento é essencial para apresentar aos profissionais a importância dos atendimentos, o funcionamento do programa, os direitos e deveres, além de orientar gestores e médicos sobre a legislação e as práticas do Mais Médicos na ponta, junto ao usuário do SUS”, explicou.
Durante o evento, foram ministradas palestras sobre atenção primária à saúde e legislação, com a presença de representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Ministério da Educação (MEC), que atuam como tutores do programa no estado.
O secretário municipal de Saúde de Piripiri, Guilherme Lopes, ressaltou o impacto positivo da iniciativa para os municípios piauienses.
“É gratificante participar de um momento tão integrativo, que reforça o compromisso com a população mais carente das áreas prioritárias. Esses médicos vão fortalecer a atenção primária e ampliar o acesso aos encaminhamentos especializados. O programa tem transformado a saúde pública no estado”, enfatizou.
Criado para ampliar o acesso à saúde nas regiões mais carentes e de difícil cobertura, o Programa Mais Médicos segue garantindo atendimento direto nas Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS).