Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Mais Médicos reforça atendimento e acolhe novos profissionais em Piripiri

Evento marcou a chegada de 42 médicos que vão atuar em 29 municípios do Piauí

A Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou em Piripiri o acolhimento dos profissionais e gestores dos 41º e 42º ciclos do programa. A ação marcou a chegada de 42 novos médicos que vão atuar em 29 municípios, distribuídos nos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.

Foto: ReproduçãoMais Médicos reforça atendimento e acolhe novos profissionais em Piripiri
Mais Médicos reforça atendimento e acolhe novos profissionais em Piripiri

Os profissionais já começaram a trabalhar neste segundo semestre, fortalecendo a atenção primária à saúde em diferentes regiões do estado. O encontro de acolhimento teve como objetivo integrar os novos participantes e orientá-los sobre o funcionamento do programa, os direitos e deveres dos médicos e gestores, além das práticas do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A coordenadora estadual do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga, destacou a importância do momento.

“Esse momento é essencial para apresentar aos profissionais a importância dos atendimentos, o funcionamento do programa, os direitos e deveres, além de orientar gestores e médicos sobre a legislação e as práticas do Mais Médicos na ponta, junto ao usuário do SUS”, explicou.

Durante o evento, foram ministradas palestras sobre atenção primária à saúde e legislação, com a presença de representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Ministério da Educação (MEC), que atuam como tutores do programa no estado.

O secretário municipal de Saúde de Piripiri, Guilherme Lopes, ressaltou o impacto positivo da iniciativa para os municípios piauienses.

“É gratificante participar de um momento tão integrativo, que reforça o compromisso com a população mais carente das áreas prioritárias. Esses médicos vão fortalecer a atenção primária e ampliar o acesso aos encaminhamentos especializados. O programa tem transformado a saúde pública no estado”, enfatizou.

Criado para ampliar o acesso à saúde nas regiões mais carentes e de difícil cobertura, o Programa Mais Médicos segue garantindo atendimento direto nas Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Comente