Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

MEC anuncia 5 mil vagas em cursos de inovação no próximo Enem

Camilo Santana também apresentou programas voltados à inovação e ao fortalecimento das universidades
Redação

Durante a abertura da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada nesta terça-feira (7), em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um conjunto de medidas que aproximam a educação pública das demandas tecnológicas e do mercado de trabalho.

Foto: Reprodução/InternetDeputada solicita proibição de celulares em locais de provas do ENEM
ENEM

Entre as novidades, está o projeto “Universidade Inovadora”, que vai criar novos cursos de graduação nas áreas de biotecnologia, engenharia, robótica e inteligência artificial. A iniciativa prevê 5 mil vagas já disponíveis para seleção no Enem 2025, marcando um passo importante na modernização do ensino superior federal.

“Queremos que, com o resultado do Enem, os estudantes já possam escolher esses novos cursos que começarão a ser ofertados nas universidades e institutos a partir do próximo ano”, destacou o ministro.

Camilo Santana explicou que o objetivo é alinhar as universidades ao mundo atual do trabalho, investindo em formações ligadas à ciência, tecnologia e sustentabilidade. “Estamos discutindo com os reitores a necessidade de ofertar cursos mais conectados com as transformações globais, como inteligência artificial e novas matrizes energéticas”, reforçou.

Além disso, o ministro anunciou o lançamento do Programa Acelera NIT Brasil, voltado para fortalecer os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidades federais, estimulando o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade. Outro ponto de destaque foi a criação de um grupo de trabalho com reitores para revisar as relações entre universidades e fundações de pesquisa.

Comente