Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Ministra das Mulheres lança a campanha 'Feminicídio Zero' na Alepi em Teresina

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher
Redação

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, deu início à sua agenda no Piauí, nesta quinta-feira (12/09), com o lançamento da campanha “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, na Assembleia Legislativa, em Teresina. O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher, além de reforçar o Ligue 180 como um canal de apoio, informações e registro de denúncias.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíMinistra das Mulheres lança a campanha 'Feminicídio Zero' na Alepi em Teresina
Ministra das Mulheres lança a campanha 'Feminicídio Zero' na Alepi em Teresina

"Nós estamos aqui também porque nós temos uma parceria grande com o Governo do Estado, uma Casa da Mulher Brasileira de Teresina, uma Casa da Mulher Brasileira em Parnaíba e dois centros de referência em Picos e São Raimundo do Nonato. E todo o trabalho que o Governo do Estado, que as mulheres do movimento de mulheres do Piauí têm tido com relação à questão do feminicídio. Aqui a gente sabe que tem o movimento do levante feminista, que já estão aqui, tem toda uma mobilização social, e é essa mobilização que nós estamos fortalecendo nessa campanha", abordou a ministra.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíMinistra das Mulheres, Cida Gonçalves
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves

Ao meio-dia, a ministra visitará a Casa da Mulher Brasileira, espaço que oferece acolhimento e suporte a mulheres vítimas de violência, incluindo apoio psicossocial, jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças. 

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina foi inaugurada em março deste ano é um dos eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Além de Teresina, existem outras dez Casas em cidades brasileiras.

A secretária Zenaide Lustosa enfatizou a importância dessa mobilização, destacando que o objetivo é unir esforços nas áreas de economia, cultura, educação e saúde para garantir que as mulheres permaneçam vivas e que as metas da campanha sejam alcançadas.

Parnaíba

Na sexta-feira (13/09), a agenda será em Parnaíba, onde, às 7h30, Cida Gonçalves será recebida pela secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. Juntas, elas farão o lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira no município. A solenidade ocorrerá no terreno onde será construída a estrutura da Casa, na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Parnaíba.

Ainda em na cidade, às 10h, a ministra lançará a campanha Feminicídio Zero no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e, em seguida, visitará o local destinado à construção da Lavanderia Comunitária de Parnaíba, na Rua Dr. João Goulart.

A visita ao Piauí será concluída após as 16h, com um encontro de diálogo com mulheres da planície litorânea, que acontecerá no Instituto Caburé, no povoado Barrinha, em Cajueiro da Praia.

Comente