Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

MPF define novos procuradores regionais eleitorais para o biênio 2025-2027

Kelston Lages assume a função no Piauí e já inicia ações em parceria com o TRE-PI para 2026

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, designou os novos procuradores regionais eleitorais e seus respectivos substitutos que atuarão em todos os estados e no Distrito Federal pelos próximos dois anos. As nomeações constam na Portaria PGE nº 26/2025, publicada na quarta-feira (29).

Foto: ReproduçãoUrna
Urna

No Piauí, o cargo será ocupado pelo procurador da República Kelston Pinheiro Lages, tendo como substituto o procurador Israel Gonçalves Santos Silva. Ambos atuarão no período de 1º de novembro de 2025 a 31 de outubro de 2027, abrangendo as eleições de 2026.

Os novos procuradores regionais eleitorais terão a responsabilidade de fiscalizar todas as etapas do processo eleitoral, desde o registro das candidaturas até a diplomação dos eleitos, em cumprimento às diretrizes da Portaria PGE nº 22/2025.

Como uma das primeiras ações da nova gestão, Kelston Lages reuniu-se com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, para alinhar estratégias e reforçar a cooperação entre as instituições. Entre as medidas discutidas está a criação da Comissão de Fiscalização de Ilícitos, prevista na Lei nº 9.504/97, com foco na transparência e na lisura do pleito de 2026.

Para o procurador, a atuação conjunta entre o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral é essencial para garantir eleições seguras e democráticas.

“Essa parceria é fundamental para promover um processo eleitoral legítimo, com respeito à soberania popular expressa pelo voto. É a base do Estado Democrático de Direito”, destacou Lages.