Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Museu dos povos indígenas do Piauí resgata ancestralidade dos povos originários

O espaço mantém viva a cultura indígena piauiense e estimula a construção do patrimônio cultural

O Conecta Piauí visitou o Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty (MUPI), primeiro espaço voltado à cultura indígena no Piauí.

O espaço mantém viva a cultura indígena piauiense e estimula a construção do patrimônio cultural, promovendo, de forma efetiva, a divulgação da riqueza antropológica dos povos originários.

Foto: ReproduçãoMuseu Anízia Maria dos Povos (MUPI)
Museu Anízia Maria dos Povos (MUPI)

O museu foi inaugurado em agosto de 2023 na comunidade Nazaré, localizada no município de Lagoa de São Francisco, a 208 km de Teresina.

A coordenadora e guia do MUPI , Elaine Tabajara, ressaltou a importância do espaço para a comunidade e para o estado do Piauí, destacando que o museu já existia na comunidade desde 2016 antes de se tornar um museu estadual.

“Ele é um museu que vive aqui na nossa comunidade, é um museu estadual, ele vai fazer uma ano de inaugurado, mas ressaltando que esse museu já existia na comunidade desde 2016. São mais de seis etnias que se reconhecem aqui no estado, então aqui é um espaço de muita informação, de muita importância, de uma riqueza imensa para o estado do Piauí”, disse Elaine.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

Comente